Japoneses discutem Sistema Koban de policiamento comunitário com representantes do Governo da Bahia

Maurício Teles Barbosa e representantes da comitiva japonesa.
Maurício Teles Barbosa e representantes da comitiva japonesa.
Maurício Teles Barbosa e Katsuya Endo discutem Sistema Koban.
Maurício Teles Barbosa e Katsuya Endo discutem Sistema Koban.

Desde a última segunda-feira (26/01/2015) na capital baiana, a comitiva de policiais japoneses enviada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para avaliar o trabalho da polícia realizado nas bases comunitárias, encerrou sua passagem por Salvador com uma visita à Secretaria da Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira (29)

O modelo de policiamento comunitário adotado na Bahia segue os moldes do Sistema Koban, aplicado pela polícia japonesa há anos e que apresentou resultados muito positivos na redução da criminalidade no país oriental. Líder da comitiva, o chefe inspetor Katsuya Endo afirmou que ainda é cedo para avaliar o resultado das BCS baianas, assim como as demais experiências no Brasil. O modelo é aplicado no Japão há mais de 100 anos. “O que ficou bem claro nas visitas feitas por nós é que os comandantes das bases conhecem a fundo quais os principais problemas enfrentados pela comunidade”, contou.

Já o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa, destacou algumas das dificuldades encontradas para a difusão do ideal Koban. “É um grande desafio adaptar o sistema Koban da forma como é aplicado no Japão à realidade brasileira, que conta com muita desigualdade e precariedade em outras áreas como educação e cultura”, afirmou.

Katsuya Endo  disse que um dos grandes desafios é a mudança da imagem da polícia como instituição meramente repressora. “Este não é um problema exclusivo da polícia baiana, mas das instituições de segurança pública de todos os estados do Brasil”, continuou, ressaltando a necessidade de se difundir de maneira mais eficiente a função e os serviços das BCS.

Vistoria

A  pedido da comitiva japonesa a Bahia foi o primeiro estado a receber a visita para avaliação, que também vai chegar, nos próximos dois meses, aos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Após a finalização destas visitas, o grupo deve sugerir intervenções para aprimorar ainda mais a aplicação do policiamento comunitário nos estados que adotaram o sistema Koban.

Em Salvador, as bases comunitárias de Segurança do Calabar, Fazenda Coutos, Bairro da Paz, Rio Sena e Camaçari passaram pela vistoria do grupo japonês, que teve o acompanhamento do capitão Maurício Pavão Flores, representante da Senasp, e do superintendente de Prevenção à Violência, coronel Sérgio Baqueiro.

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading