PT vai processar delator da Lava Jato quando o carnaval passar

Rui Falcão: “todas as nossas doações são legais, registradas e declaradas à Justiça Eleitoral".
Rui Falcão: “todas as nossas doações são legais, registradas e declaradas à Justiça Eleitoral”.

O PT promete processar judicialmente o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, que acusa o partido de ter recebido propinas em contratos da Petrobras, de 2003 a 2013, num total entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões. A ação do partido – que ainda não está pronta – será protocolada após o período do carnaval, informou na terça-feira (10/02/2015) o presidente do PT, Rui Falcão.

Barusco confirmou, em depoimento na Operação Lava Jato, que ele e Renato Duque – ex-diretor de Serviços da Petrobras entre 2003 e 2013 – recebiam propina para facilitar que empresas assinassem contratos de grande porte com a estatal, como os da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Falcão disse, em entrevista coletiva, que “todas as nossas doações são legais, registradas e declaradas à Justiça Eleitoral, que tem aprovado todas as nossas contas. Esse senhor vai ter de responder civil e criminalmente pelos danos morais que está acarretando à imagem do PT por essa acusação falsa. Deixo o desafio para qualquer outro que tente fazer a mesma coisa, e terá de responder perante os tribunais”.

No depoimento do Barusco, ele disse que começou a pegar propina desde 1997, depois demarca o período de 2003 a 2013. Não há uma única pergunta direcionada ao período anterior ao do PT na Presidência da República, ressaltou Falcão, e negou que Barusco tenha sido indicado pelo partido para o cargo que ocupava na Petrobras.

Para o presidente do PT, houve indução nas investigações, e tentativa de criminalização do partido. “No termo de colaboração [depoimento], curiosamente, todas as vezes que é mencionado o PT ou o [tesoureiro] João Vaccari Neto, aparece em negrito, no documento original da PF”, destacou.

Ele acrescentou que o PT vai acionar o comando da Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal, pedindo que sindicâncias sejam feitas para apurar “vazamentos seletivos” de informações dos depoimentos da Operação Lava Jato, que implicam apenas o partido.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading