Em defesa da Petrobras, da constituinte e por mais direitos, juventude, movimentos sociais e sindical ocupam ruas de várias cidades do país

Cartazes convocam protestos para o dia 13 de março de 2015.
Cartazes convocam protestos para o dia 13 de março de 2015.

Hoje (13/03/2015), a juventude baiana, movimentos sociais e sindical promovem movimento em defesa da Petrobrás e da Constituinte do Sistema Político em todo o Brasil. Os atos serão realizados simultaneamente em 27 capitais. Além da defesa da estatal, os protestos prometem levar para as ruas o mote que faz parte da jornada de lutas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado da Bahia: “Por mais direitos e mais empregos”. O local escolhido para dar inícios aos protestos, na Bahia, foi a unidade da Petrobras EDIBA, localizada no bairro do Itaigara, em Salvador.

Há quase um ano o Brasil acompanha a operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos por gestores da Petrobras, empresas fornecedoras, empresários e políticos.  De acordo com o presidente da CUT- BA, Cedro Silva – que também é petroleiro, nem a estatal, muito menos os trabalhadores devem ser penalizados diante das investigações que envolvem e empresa e enfatizou: “A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade. Contudo, exigimos que sejam investigados os corruptos e, principalmente, os corruptores que são – “coincidentemente” – as mesmas empresas que financiam as campanhas eleitorais”, ironizou.

Deyvid Bacelar, coordenador geral do Sindipetro-BA e representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo Nacional da Petrobrás, afirma que os “inimigos da Petrobrás” omitem o fato de que a privatização da empresa, realizada pelo PSDB, é a principal responsável pelos casos de corrupção. “Agora que descobrimos o pré-sal, os grupos estrangeiros e seus representantes no Brasil entram numa nova ofensiva contra a Petrobras para se apoderar dessa grande riqueza do povo brasileiro. Corrupção se combate com Reforma Política e isso só será possível através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana!”, diz o sindicalista.

Para Mário Soares, membro da Direção Nacional da Consulta Popular, o momento é de abrir uma etapa ofensiva na luta política e afirmou: “A simples somatória das lutas econômicas será insuficiente para apresentarmos uma alternativa. A questão mais importante, no sentido de assumir centralidade é a questão política. Não haverá conquistas econômicas para trabalhadores e trabalhadoras se não mudarmos o sistema político e o Estado brasileiro. Se radicalizarmos na proposta politica que explicita a contradição que há entre o povo e o sistema político nacional podemos criar o extraordinário, o novo, a esperança no seio do povo!”, opinou.

Patrícia Chaves, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude diz ser esse um momento importante de unidade entre a juventude brasileira e o movimento sindical. “É preciso cultivar o processo de articulação em curso, principalmente entre a juventude e o movimento sindical, construindo unidade política em torno das ações e em defesa da bandeira politica capaz de fazer romper o cerco que é a Constituinte”, afirma. Patrícia enfatiza ainda que “a esquerda precisa ter a coragem para apostar no caminho da luta de massas, da formação politica e da organização popular”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading