
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse na sexta-feira (27/03/2015) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos em um país) confirmou a pausa no crescimento econômico no ano.
A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, na comparação com o ano anterior. O PIB fechou o ano em R$ 5,52 trilhões, segundo dados divulgados na sexta-feira (27/03/2015) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em nota divulgada pelo BC, Tombini disse também que, apesar do resultado do PIB, a revisão das estatísticas pelo IBGE, graças a aprimoramentos metodológicos, revelou um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, com participação mais elevada do investimento na economia e melhores indicadores de solvência do país.
O presidente do Banco Central ressaltou que os ajustes macroeconômicos que estão sendo feitos “tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico”.
Apesar de fraco, o resultado do PIB ficou acima do previsto pelo Banco Central. Ontem (26), no Relatório Trimestral de Inflação, a autoridade monetária revisou para baixo a projeção de variação da atividade econômica em 2014. De crescimento de 0,2%, previsto em dezembro, a projeção passou para retração de 0,1%. Para 2015, o BC espera recuo de 0,5% do PIB.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




