Sobe o BRT em Feira de Santana | Por Marialvo Barreto

É ilusão pensar que ele resolverá os problemas do transporte urbano em nossa Cidade, ele pode até piorar o sistema.

Toda grande cidade precisa é de metrô, e os modais BRT, ônibus, vans, táxis, bicicleta, e outros,  devem ser seus tributários, ou seja, trazer os passageiros até ele. Aqui se inverte numa visão tacanha e minimizadora do problema, propondo BRT, e, por tabela, destruir a área verde do canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, o que poderá gerar uma degradação total do centro comercial.  Temos poucas praças, e quase todas foram literalmente cimentadas, para se transformarem em espaço de eventos – Praça do Fórum, Praça Pe. Ovídio, Praça da Cidade Nova, Kalilândia  e até mesmo o canteiro da avenida, com praça de alimentação, espaço cultural, parque e outros.

Financiado pelo nosso povo exerci dois mandatos de vereador. Neste período viajei para diversos eventos técnicos, a maioria por conta própria, para discutir transporte, onde pude ouvir gestores dos principais metrôs do Brasil, como o de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e aprendi que cidade do porte de Feira precisa é de metrô, e ainda mais agora que foi transformada legalmente em Região Metropolitana, com mais de um milhão de pessoas circulando em seu espaço, sem dispensar aqueles outros modais, para fazer a complementaridade do sistema.

Se analisarmos o adensamento populacional da Região Metropolitana de Feira de Santana, o metrô deveria nascer em Conceição da Feira, passando por São Gonçalo até chegar na Princesa do Sertão. Em boa parte deste trajeto ele pode ser de superfície, como o de Brasília e cidades satélites, e dentro do anel do contorno subterrâneo.

Qual cidadão feirense acredita que estreitando o canteiro da Av. Getúlio Vargas para fazer um corredor exclusivo de ônibus (isto que é BRT, com mais uns penduricalhos), vai resolver o problema de transporte urbano!

Ouvir falar que a obra custará mais de 90 milhões de reais. Com tanto dinheiro em jogo para pouco resultado, há a possibilidade de muita “gente boa” ser convencida de que ônibus pode excluir os trilhos modernos com sucesso.

Mas o que fazer, se quem tem o poder de decisão na Região Metropolitana de Feira de Santana (nome Pomposo) continua pensando como se a Feira fosse ainda aquela província da época do mercado do fato e de farinha!

Metrô Já, antes que os problemas aumentem.

Ah! Antes que os neoconvencidos do BRT não me acusem de discriminação e oportunismo, os informo que adoro mocofato e feijão com farinha e que não sou candidato a qualquer cargo eletivo.

Feira de Santana, 26 de março de 2015.

Marialvo Barreto, professor e ex-vereador do Município de Feira de Santana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading