Popularizar o conhecimento científico e suas aplicações de forma simples e educativa. Esse é o objetivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a entrega de mais uma Praça da Ciência, que aconteceu neste domingo (05/04/2015), no município de Caém, com a presença do chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, e demais autoridades. A Praça da Ciência Raul de Caém, como foi batizada, foi entregue como parte das comemorações do aniversário da cidade.
O projeto implantado compreende 40 praças que serão instaladas em municípios baianos, com oito instalações ludo-científicas. A população passa a contar com novas ferramentas que contribuem para desenvolver o saber sobre a ciência, tendo a céu aberto um espaço onde professores e alunos do ensino médio e fundamental possam participar e aprimorar seus conhecimentos através de um “laboratório de aprendizagem”.
Para o chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, o futuro de muitos jovens começa a partir do contato com a ciência. “Mas tudo começa aqui, na Praça da ciência, porque a cientista, o empresário inovador, a brilhante engenheira, o grande professor do futuro estão aqui na minha frente, tendo contato com a ciência de forma concreta e interessante, despertando uma paixão que pode transformar a vida dos meninos e meninas de Caem e do entorno”, salientou.
O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira, destacou a importância de ter um equipamento desse porte à disposição dos caenenses. “A Praça da Ciência é de importância educacional, uma ação do governo do estado com parceria da prefeitura. Uma praça diferenciada, voltada para as crianças e adolescentes, para que elas tenham o conhecimento das tecnologias”, disse.
A praça ainda conta um pouco sobre a história da ciência, onde aborda o fundamento científico para cada funcionamento das instalações da praça, além da orientação na construção de engenhos afins. O espaço “brechó de ideias” proporciona troca de informações entre os usuários, sugestões de brincadeiras e brinquedos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




