Salvador: peça teatral ‘Quem Souber Morre!’ inaugura nova fase do ator Ricardo Castro

Ator Ricardo Castro durante apresentação teatral.
Ator Ricardo Castro durante apresentação teatral.
Ator Ricardo Castro durante apresentação teatral.
Ator Ricardo Castro durante apresentação teatral.

Cheia de humor, ousadia e irreverência, a montagem investiga a essência do povo soteropolitano. Dessa relação de amor e ódio que muita gente tem com a metrópole, o artista percorre diversas situações cotidianas que formam um grande painel de hábitos, costumes e traços comportamentais bem peculiares à cultura baiana. Em “Quem Souber Morre!”, que segue em cartaz aos sábados e domingos, sempre às 20h, no Teatro Módulo, Ricardo Castro explora toda a sua verve cômica, sem contudo esvaziar o caráter poético e filosófico do espetáculo.

A capital que tanto lhe intriga acaba batizando sua personagem. E a emprega como professor: Professor Salvador, que abraça como ofício o ensino de Redação.

– O tema deste ano é: “Salvador, do Pau Brasil ao Pau de Selfie” – debocha a personagem.

Esquetes de outras peças de sua autoria também entram no enredo, enriquecendo a atmosfera: “Banho de Sol”, “Quixeramobim Blues”, “Carnal” e “Sexo, Drogas e Axé Music”, são alguns desses textos. As histórias se afinam bem com a narrativa pela forma como dialogam com o universo de contradições da trama central. A ironia desses enlaces traz à tona o exercício do “rir de si mesmo”, faz com que o espectador se reconheça e crie muita empatia com o trabalho.

Do poeta Gregório de Mattos ao antropólogo Antônio Risério, o intérprete expõe uma série de ideias, conceitos e passagens autobiográficas – que extrapolam o caráter pessoal e ganham contornos mais universais. Nesse vasto campo de nuances e referências, é possível ainda se encontrar com a ousadia de Glauber Rocha, a visão de mundo de Gilberto Gil, a sinuosidade de Dorival Caymmi e a sabedoria de muitos outros mestres que romperam fronteiras com a sua arte.

Ricardo Castro caminha por esses planos e camadas de interpretação com a maturidade de quem construiu, nos mais de 15 anos de sucesso da peça “1,99”, o lastro do seu teatro mais que essencial. Por esse motivo, texto, direção, iluminação, sonoplastia, figurinos e ambientação são assinadas por ele. Façanha possível e já comprovada ao longo dos seus 28 anos de carreira. Elementos de sua dramaturgia, marcante e cheia de identidade.

Agenda

Data: Sábados e domingos. Até (26/07/2015).

Horário: 20h

Local: Teatro Módulo – Av. Prof. Magalhães Neto, 1177, Pituba – Salvador

Contatos: (71) 2102-1300 / http://www.portalmodulo.com.br/teatro-modulo

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)

 

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142193 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário