As fortes chuvas em Feira de Santana | Por Alberto Peixoto

As fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias em Feira de Santana, tem trazido diversas complicações para a cidade, causando prejuízos materiais, principalmente para os que habitam nas áreas mais periféricas, onde a grande maioria das ruas não possui saneamento básico e pavimentação de qualidade.

Diversas famílias ficaram desabrigadas devido às inundações por falta de drenagem pluviométrica. Nos locais onde existem serviços de infraestrutura, não foi o suficiente para o escoamento das águas devido a grande quantidade, ou por estarem as “bocas de lobo” – bueiros – entupidas.

Mesmo no centro da cidade em alguns momentos o trânsito, que já não flui facilmente em dias normais, se tornou insuportável. Nas ruas não pavimentadas ou com calçamento malfeito, abriram-se crateras “engolindo” veículos. O deslocamento dos pedestres nestas artérias era, em certos momentos, impossível.

Claro que não se pode controlar a chuva, mas os estragos causados por ela, são em grande parte por falta de investimentos em infraestrutura pelo poder público, e parte pela população que joga o seu lixo em terrenos baldios, ou mesmo nas ruas, onde são arrastados pelas águas pluviais, vindo a entupir os bueiros, causando alagamentos, com os consequentes deslizamentos de terras.

Urgente e necessário que se busquem melhorias na infraestrutura, tanto na área urbana como na zona rural, com reparos e aperfeiçoamentos nas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema viário e de comunicações, de modo a melhorar qualidade de vida dos cidadãos, uma vez, provado, ser altamente deficitário.

*Alberto Peixoto, escritor.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Alberto Peixoto

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.