Audiência pública discute crise no polo naval brasileiro

Deputado Nelson Marchezan Júnior promove debate crise no polo naval brasileiro.
Deputado Nelson Marchezan Júnior promove debate crise no polo naval brasileiro.

Por iniciativa do deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB), a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (21/05/2015) para debater a crise no polo naval brasileiro. O encontro acontece às 9h30min, no Anexo II, Plenário 14, e terá como convidados o ministro Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente do Sindicato da Indústria Naval Brasileira – SINAVAL, Ariovaldo Santana da Rocha.

Eleito 3º vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima, Marchezan destaca que o momento do setor é preocupante, especialmente pelo número de demitidos desde o início da operação Lava Jato. “Desde o início das investigações, a indústria naval perdeu 10 mil postos de trabalho. Apenas em São José do Norte (RS), o estaleiro EBR tinha previsão de gerar 6 mil empregos diretos e outras 18 mil vagas indiretamente. Hoje, com a crise, conta apenas com 1.100 mil trabalhadores. No País, o número de desempregados pode chegar a 40 mil este ano, segundo estimativas do setor”, enfatiza o parlamentar.

Presente  em 11 estados (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a indústria naval sofre com os cortes de investimentos da Petrobras. No início do ano passado, a estatal anunciava que iria dobrar a produção de petróleo até 2020, com investimentos de US$ 100 bilhões no setor naval entre 2012 e 2020. “Esse reaquecimento da indústria naval alavancaria também outros segmentos da indústria, como os de máquinas, equipamentos pesados, caldeiraria, elétrica e automação. No entanto, o que se tem é apreensão em relação ao futuro do setor”, diz Marchezan.

O deputado lembra que ouvir o BNDES é fundamental neste processo, uma vez que o banco concedeu nos últimos 12 anos prioridade para 38 projetos de construção, ampliação e modernização de estaleiros, totalizando R$ 30 bilhões.

Frete palarmentar

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Marítima foi instalada com a participação de deputados e senadores e irá atuar no estímulo, defesa e proteção dos direitos sociais e econômicos da indústria naval, marinha mercante, indústria da pesca, indústria de apoio marítimo e portuário e indústria náutica de lazer.

Participaram da instalação do grupo de trabalho o presidente do Sindicato Nacional da Construção e Reparação Naval e Offshore, Ariovaldo Rocha; o vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Baval e Offshore, Ariovaldo Rocha Filho; e o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Luis Fernando Resano.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading