
Na última quinta-feira (07/05/2015), o Prefeito Sargento Francisco, acompanhado pelo Deputado Federal Claudio Cajado, foi novamente recebido pelo Ministro da Integração Gilberto Occhi. O Prefeito cobrou celeridade na liberação de recursos para recuperar os danos causados pelas chuvas. “A cidade está atravessando vários problemas, dezenas de ruas foram danificadas e centenas de casas estão comprometidas. Precisamos do apoio da União para garantir recuperação da infraestrura na cidade”, afirmou o Prefeito.
O Prefeito também esteve numa reunião com o Senador baiano Otto Alencar no dia 06, também em Brasília. “Estamos buscando todo o apoio possível, o Governo Estadual também decretou situação de emergência em Candeias, estamos só esperando que o Governo Federal também reconheça a situação de emergência porque precisamos muito de recursos para fazer com que nossa cidade volte à normalidade”, concluiu o Prefeito.
Apesar do município ainda não ter recebido nenhum recurso federal para este fim, a Prefeitura de Candeias baixou o Decreto nº 18/2015 no dia 15 de abril, que estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas. As famílias que tiveram suas casas interditadas, devidamente atestadas com a impossibilidade de utilização em laudo técnico emitido pela Defesa Civil, e que se enquadram nos critérios expressos no Decreto, já começaram a receber o apoio para minimizar o sofrimento da condição de desabrigado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. O valor do benefício é de R$ 250,00 e será concedido por um período não superior a três meses, salvo exceções do Decreto.
Chuvas
Desde a segunda semana do mês de abril, Candeias vem sofrendo com fortes chuvas que não ocorrem com um equilíbrio diário, mas caem em ritmo constante e intenso em períodos de dois dias seguidos ou mais, o que faz com que os danos surjam de forma mais rápida.
No dia 12 de abril, o prefeito de Candeias decretou situação de emergência na cidade e no dia 17 de abril o governador Rui Costa reconheceu os danos e decretou a mesma situação para as cidades de Candeias e Santo Amaro da Purificação no nível estadual. Através desses decretos, os municípios puderam solicitar recursos do Ministério da Integração Nacional e do Ministério das Cidades para restabelecimento da normalidade, prevenção de novos danos e apoio aos afetados.
Com uma população de cerca de 90 mil habitantes (IBGE/2014), estimou-se o número de 300 casas afetadas de forma direta ou indireta por deslizamentos de terra. Devido ao elevado número e à topografia acidentada da cidade, a Defesa Civil está trabalhando em regime de plantão para prevenir tragédias e auxiliar nos casos de acidentes e incidentes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




