Com temática homoafetiva, espetáculo ‘Borrado’ é apresentado em Salvador

Integrando o Projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado, peça promove discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia.
Integrando o Projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado, peça promove discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Segue em cartaz, num circuito de teatro em espaços alternativos da cidade o espetáculo teatral BORRADO [de como o tempo te revela], com direção e atuação de Luiz Antônio Jr. E atuação de Anderson Danttas.  A montagem faz temporada durante o meses de maio e junho na Casa da Outra, na Casa Preta e na Residência Universitária da UFBA, integrando a programação do projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado, uma realização d’A Outra Companhia de Teatro, contemplado pelo edital Arte em Toda Parte – Ano II, lançado pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador.

O espetáculo BORRADO [de como o tempo te revela], realiza 06 sessões, no esquema Pague Quanto Quiser (ao final o espectador paga o valor que pode e acredita ser condizente a obra que assistiu). Em cena, os dois atores, através de relatos biográficos e realidades ficcionadas, expõem seu processo de descoberta/aceitação gay, construindo uma trama pautada no teatro documentário, onde o público participa ativamente da encenação, sendo coadjuvante da ação.

O projeto Um Café, Um Segredo e Um Borrado nasceu com o intuito de promover discussões em torno do universo LGBTTT, durante o mês de maio, quando celebra-se o Dia Internacional de Combate à Homofobia (17/05). E, além do espetáculo, os artistas Luiz Antônio Sena Jr. e Anderson Danttas, realizam uma série de atividades artísticas.

Em 04 praças de Salvador (Piedade, Campo Grande, Cruzeiro de São Francisco e Porto da Barra), será realizada a intervenção urbana CAFÉ [um gole ou um brinde], onde convidarão pessoas para tomar um café. Neste ato, dialogarão sobre seus afetos, suas escolhas, até revelarem-se gays e darem a seu interlocutor duas opções: tilintar as xícaras num brinde a diversidade ou tomar seu gole solitário.

Ainda, nesta ação de interação com o espaço urbano, somando-se às intervenções, acontecerá a exposição De quando conheci você (?), do fotógrafo potiguar Paulo Fuga, que caracteriza-se pelo silêncio, fluidez e itinerância, ao expor imagens de pessoas e casais LGBTTT em sua intimidade atravessadas por recortes da capital baiana em porta-retratos dispostos em bancos, calçadas, paredes e árvores. A proposta é convocar o público a revisitar o espaço/corpo do outro através da fotografia, numa tentativa de assumir a rua como casa para refletir sobre o lugar sócio-político-urbano em que estão inseridos.

“Mais do que falar sobre o gay, queremos dizer: todos somos iguais para além das identidades sexuais! Temos fome, sede e sono, como todos. Ficamos doentes, sangramos e moremos, como todos. Consumimos, pagamos impostos e votamos, como todos. Precisamos ser reconhecidos e assistidos pelos direitos que cabem aos cidadãos brasileiros, como todos!”, justifica Luiz Antônio Sena Jr., idealizador do projeto que acontecerá entre os dias 16 de maio e 05 de junho. “A ideia é convocar as pessoas a refletir sem os superlativos que vitimizam/agridem os homossexuais”, completa Anderson Danttas.

Agenda

Intervenção Urbana: CAFÉ [um gole ou um brinde]

Exposição Fotográfica: De quando conheci você (?)

Onde: Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, Praça da Piedade – Centro, Largo do Porto – Barra, Praça Dois de Julho – Campo Grande – respectivamente

Quando: 19 (a partir de 19h), 23 (a partir de 13h), 24 (a partir de 16h) e 31 (a partir de 16h) de maio de 2015 – respectivamente

Quanto: gratuito

Espetáculo: BORRADO [de como o tempo te revela]

Onde: Residência Universitária – R1 / UFBA (Av. Sete de Setembro, 2982 – Vitória), Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho), Casa d’A Outra (Rua Politeama de Cima, 114, Ed. Centro Comercial Politeama, 1º andar – Politeama)

Quando: 29 de maio e 05 de junho (Casa d’A Outra – às 20h), 17 e 31 de maio (Casa Preta – às 19h), 30 de maio e 06 de junho (Residência Universitária – às 20h)

Quanto: Pague Quanto Quiser (ao final da apresentação o expectador paga, se quiser, o valor correspondente a obra que assistiu) – ingressos distribuídos 01h antes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading