Governo elabora projetos-piloto para estruturar cadeias produtivas na Bahia

Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) está desenvolvendo cinco projetos-piloto, para articular ações efetivas de estruturação e fortalecimento desses segmentos agrícolas.
Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) está desenvolvendo cinco projetos-piloto, para articular ações efetivas de estruturação e fortalecimento desses segmentos agrícolas.

Tendo como base as cadeias produtivas do leite, coco, uva, avicultura, e perímetros de irrigação do Estado, visando o desenvolvimento agrícola, e incentivando a agro industrialização com suporte no cooperativismo, a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) está desenvolvendo cinco projetos-piloto, para articular ações efetivas de estruturação e fortalecimento desses segmentos agrícolas. O intuito é organizar inicialmente cinco projetos-piloto, nessas áreas consideradas estratégicas e potencias na Bahia, compreendendo desde a capacitação e treinamento, até o beneficiamento e comercialização do produto final, englobando pequenos, médios e grandes produtores. A proposta é multiplicar esses projetos, expandindo-os para outras culturas e regiões. Esse trabalho está sendo coordenado pelo engenheiro agrônomo e assessor especial da Seagri, Carlos Armando.

“A Bahia possui grande potencial de crescimento em muitas culturas, como é o caso do coco, por exemplo, em que somos líderes na produção, por isso é necessário montar estratégias para estruturar estas cadeias, aumentando a produtividade e o aproveitamento de 100% dos produtos através da agroindustrialização, atraindo empresas para investir no Estado. Além de organizar toda a cadeia, essa ação estimula a economia das regiões produtoras, visando a geração de emprego e renda para a população rural do Estado”, ressalta o secretário da Agricultura do Estado, Paulo Câmera.

De acordo com o engenheiro agrônomo, coordenador da Subcâmara do Coco, Fernando Florence, a Bahia é o maior produtor brasileiro de coco, referência na produção de mudas puras ou híbridas, com área plantada de 75,8 mil hectares e produção estimada em 554 milhões de frutos por ano, mas precisa aumentar a produtividade. O Estado também se destaca na produção de uvas viníferas na Chapada Diamantina, região que, por conta de sua viabilidade técnica e climática, possui grande potencial de crescimento e de diversificação de culturas, já produzindo maçãs morango, tomate cereja, tangerina e goiaba, dentre outras.

Na produção de leite, apesar de possuir rebanho bovino de cerca de 11 milhões de cabeça, dos quais 1,5 milhão são de vacas leiteiras, o que coloca o Estado em terceiro lugar no ranking de rebanho leiteiro, a Bahia oscila entre o 23º e 25º lugares em produtividade por vaca ordenhada/ano, com a marca de 540 litros de leite, enquanto estados como Pernambuco e Alagoas produzem 1.500 litros/ano por vaca ordenhada. “Essa é uma realidade que estamos trabalhando para transformar”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, Antônio Almeida Júnior (SDA).

Grupo de Trabalho

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) montou um Grupo de Trabalho (GT), composto por outras secretarias do Estado ligadas ao segmento, instituições financeiras e iniciativa privada, para conduzir e articular a contribuição que cada instituição pode oferecer para criação dos projetos-piloto. Já estão incorporados ao grupo as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), a Desenbahia, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Sistema OCEB/SESCOOP), o Sebrae, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o SENAI-BA.

Nesta primeira etapa de construção dos projetos, está sendo realizado o nivelamento de informações sobre as cadeias, diagnosticando os gargalos e potencialidades de cada uma delas, para que, de acordo com as necessidades específicas, sejam direcionadas as ações estratégicas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading