In memoriam: Câmara de Feira de Santana concede Comenda Áureo Filho ao secretário José Joaquim Lopes de Brito

Atendendo ao decreto legislativo de nº 19/2015, de autoria do vereador Roque Pereira, a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu, na noite da quinta-feira (20/05/2015), mediante sessão solene, a Comenda Áureo Filho ao professor e engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), mais conhecido como doutor Brito.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Reinaldo Miranda – Ronny, que compôs a Mesa de Honra juntamente com o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o filho do homenageado, José Joaquim Lopes de Brito Filho.

Após saudar os presentes, o vereador Roque Pereira justificou a honraria concedida a José Joaquim Lopes de Brito, que nasceu em Feira de Santana, em 22 de maio de 1915.

“Sabemos que a Câmara Municipal de Feira de Santana já fez outorga da Comenda Áureo Filho a muitas destacadas e reconhecidas personalidades, que pelos seus currículos fizeram jus a tal homenagem. Mas, nesta data, sem sombra de dúvida, promove esta honrosa homenagem a uma das pessoas que mais merecem o título, pois prestou relevantes serviços à educação de Feira de Santana”, ressaltou.

Em seguida, o edil fez um breve relato da vida do homenageado, destacando, entre outras coisas, aspectos familiares; registros do ensino fundamental, médio e superior; atividades profissionais exercidas no setor privado e público nos municípios de Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana; as honrarias recebidas, o convívio social e suas  ações de interesse da coletividade.

“Aos quase 92 anos de vida, doutor Brito faleceu e foi sepultado no mesmo berço onde nasceu: a querida Feira de Santana. Deixou não só um grande número de obras para perpetuar o seu nome e um grande legado, mas, acima de tudo, deixou uma imorredoura saudade no coração dos familiares e de todos aqueles que privaram de sua amizade. O seu vasto currículo fala mais alto do que qualquer justificativa. Por este entendimento, concedemos hoje a Comenda Áureo ao ilustríssimo senhor José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), homem de caráter impoluto”, pontuou.

Em pronunciamento na tribuna, o filho do laureado agradeceu a homenagem.

“Amigos e demais presentes nesta Casa Legislativa vieram homenagear o centenário de nascimento do engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito, meu pai, numa iniciativa do vereador Roque Pereira e do Rotary Club Novo Horizonte. Em nome de meus irmãos, Lúcia, Roberto, Lívia, Ana Teresa, Pedro e Cynthia, netos, bisnetos, sobrinhos e demais presentes, agradeço esta homenagem, uma prova de reconhecimento a toda uma vida de dedicação e amor a esta cidade, hoje uma grande cidade, mas que ainda guarda em suas largas ruas e avenidas a marca de seu trabalho”.

Ele completou:

“Talvez meu pai tenha sido o primeiro engenheiro de Feira de Santana. Estimulado e apoiado por suas irmãs, foi para Salvador concluir seus estudos básicos no Colégio Ipiranga e ingressar na Escola Politécnica, onde concluiu o curso de Engenharia Civil, em 1938. De volta à cidade, iniciou suas atividades profissionais como engenheiro da Prefeitura na gestão de Heráclito Dias de Carvalho  e atuou como secretário de Obras nas administrações de João Marinho Falcão, Joselito Amorim e João Durval Carneiro”.

Entre as obras do doutor Brito, segundo o seu filho, destacam-se a implantação das avenidas Getúlio Vargas, Maria Quitéria e suas transversais, assim como o primeiro serviço de água de Feira de Santana, inaugurado com a presença do presidente Juscelino Kubitschek e do governador Antônio Balbino.

“Também atuou em seu escritório particular, projetando e construindo residências particulares, prédios comerciais etc., destacando-se a Biblioteca Municipal e o Estádio Municipal da cidade de Alagoinhas”, disse.

No que concerne à área educacional, José Joaquim Lopes de Brito Filho informou que seu pai foi professor de matemática nos Colégios Santanópolis e Gastão Guimarães, onde dava aulas com seu inseparável cachimbo e tinha fama de durão.

“Tive o prazer de ser seu aluno em nossa casa na avenida Maria Quitéria. Com ele aprendi os fundamentos de geometria e trigonometria. De meu pai guardo diversas e boas lembranças, o cheiro do fumo de seus cachimbos, o seu jeito irreverente, brincalhão e, ao mesmo tempo, austero quando necessário, e também o inseparável copo de uísque nos finais de semana no Cajueiro, Tênis e botecos da cidade. Seu maior legado para nós filhos não foram bens materiais, mas a retidão de seu caráter e a sua vontade de viver intensamente”, destacou.

Na sequência, o prefeito José Ronaldo foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal  para conceder a Comenda Áureo Filho ao senhor José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), representado pelo seu filho.

A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Correia Zezito, Lulinha, Robeci da Vassoura, Beldes Ramos, Edvaldo Lima, José Carneiro e Isaías de Diogo;  além de familiares, amigos e admiradores do homenageado.

Atendendo ao decreto legislativo de nº 19/2015, de autoria do vereador Roque Pereira, a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu, na noite da quinta-feira (20/05/2015), mediante sessão solene, a Comenda Áureo Filho ao professor e engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), mais conhecido como doutor Brito.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading