Atendendo ao decreto legislativo de nº 19/2015, de autoria do vereador Roque Pereira, a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu, na noite da quinta-feira (20/05/2015), mediante sessão solene, a Comenda Áureo Filho ao professor e engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), mais conhecido como doutor Brito.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Reinaldo Miranda – Ronny, que compôs a Mesa de Honra juntamente com o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o filho do homenageado, José Joaquim Lopes de Brito Filho.
Após saudar os presentes, o vereador Roque Pereira justificou a honraria concedida a José Joaquim Lopes de Brito, que nasceu em Feira de Santana, em 22 de maio de 1915.
“Sabemos que a Câmara Municipal de Feira de Santana já fez outorga da Comenda Áureo Filho a muitas destacadas e reconhecidas personalidades, que pelos seus currículos fizeram jus a tal homenagem. Mas, nesta data, sem sombra de dúvida, promove esta honrosa homenagem a uma das pessoas que mais merecem o título, pois prestou relevantes serviços à educação de Feira de Santana”, ressaltou.
Em seguida, o edil fez um breve relato da vida do homenageado, destacando, entre outras coisas, aspectos familiares; registros do ensino fundamental, médio e superior; atividades profissionais exercidas no setor privado e público nos municípios de Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana; as honrarias recebidas, o convívio social e suas ações de interesse da coletividade.
“Aos quase 92 anos de vida, doutor Brito faleceu e foi sepultado no mesmo berço onde nasceu: a querida Feira de Santana. Deixou não só um grande número de obras para perpetuar o seu nome e um grande legado, mas, acima de tudo, deixou uma imorredoura saudade no coração dos familiares e de todos aqueles que privaram de sua amizade. O seu vasto currículo fala mais alto do que qualquer justificativa. Por este entendimento, concedemos hoje a Comenda Áureo ao ilustríssimo senhor José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), homem de caráter impoluto”, pontuou.
Em pronunciamento na tribuna, o filho do laureado agradeceu a homenagem.
“Amigos e demais presentes nesta Casa Legislativa vieram homenagear o centenário de nascimento do engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito, meu pai, numa iniciativa do vereador Roque Pereira e do Rotary Club Novo Horizonte. Em nome de meus irmãos, Lúcia, Roberto, Lívia, Ana Teresa, Pedro e Cynthia, netos, bisnetos, sobrinhos e demais presentes, agradeço esta homenagem, uma prova de reconhecimento a toda uma vida de dedicação e amor a esta cidade, hoje uma grande cidade, mas que ainda guarda em suas largas ruas e avenidas a marca de seu trabalho”.
Ele completou:
“Talvez meu pai tenha sido o primeiro engenheiro de Feira de Santana. Estimulado e apoiado por suas irmãs, foi para Salvador concluir seus estudos básicos no Colégio Ipiranga e ingressar na Escola Politécnica, onde concluiu o curso de Engenharia Civil, em 1938. De volta à cidade, iniciou suas atividades profissionais como engenheiro da Prefeitura na gestão de Heráclito Dias de Carvalho e atuou como secretário de Obras nas administrações de João Marinho Falcão, Joselito Amorim e João Durval Carneiro”.
Entre as obras do doutor Brito, segundo o seu filho, destacam-se a implantação das avenidas Getúlio Vargas, Maria Quitéria e suas transversais, assim como o primeiro serviço de água de Feira de Santana, inaugurado com a presença do presidente Juscelino Kubitschek e do governador Antônio Balbino.
“Também atuou em seu escritório particular, projetando e construindo residências particulares, prédios comerciais etc., destacando-se a Biblioteca Municipal e o Estádio Municipal da cidade de Alagoinhas”, disse.
No que concerne à área educacional, José Joaquim Lopes de Brito Filho informou que seu pai foi professor de matemática nos Colégios Santanópolis e Gastão Guimarães, onde dava aulas com seu inseparável cachimbo e tinha fama de durão.
“Tive o prazer de ser seu aluno em nossa casa na avenida Maria Quitéria. Com ele aprendi os fundamentos de geometria e trigonometria. De meu pai guardo diversas e boas lembranças, o cheiro do fumo de seus cachimbos, o seu jeito irreverente, brincalhão e, ao mesmo tempo, austero quando necessário, e também o inseparável copo de uísque nos finais de semana no Cajueiro, Tênis e botecos da cidade. Seu maior legado para nós filhos não foram bens materiais, mas a retidão de seu caráter e a sua vontade de viver intensamente”, destacou.
Na sequência, o prefeito José Ronaldo foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal para conceder a Comenda Áureo Filho ao senhor José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), representado pelo seu filho.
A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Correia Zezito, Lulinha, Robeci da Vassoura, Beldes Ramos, Edvaldo Lima, José Carneiro e Isaías de Diogo; além de familiares, amigos e admiradores do homenageado.
Atendendo ao decreto legislativo de nº 19/2015, de autoria do vereador Roque Pereira, a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu, na noite da quinta-feira (20/05/2015), mediante sessão solene, a Comenda Áureo Filho ao professor e engenheiro civil José Joaquim Lopes de Brito (in memoriam), mais conhecido como doutor Brito.










Deixe um comentário