Policiais da Bahia são capacitados para atendimento à população LGBT

Policiais são capacitados para atendimento à população LGBT.
Policiais são capacitados para atendimento à população LGBT.

Cerca de 120 agentes da segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis e bombeiros, participaram, nesta quinta-feira (28/05/2015), no Auditório de Departamento de Polícia Técnica, nos Barris, do Seminário ” Violência LGBT: qualificando o atendimento polícial” . A capacitação é fruto da parceria entre as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Segurança Pública (SSP).

O evento integra a programação do Maio da Diversidade, agenda de atividades e ações afirmativas realizada pela SJDHDS com o intuito de dar maior visibilidade e chamar a atenção para o preconceito e crimes de natureza homofóbica no Estado.

A realização do seminário partiu de uma demanda do próprio segmento LGBT que provocou o Estado para uma qualificação dos agentes da segurança nos atendimentos dos casos a grupos vulneráveis que são vítimas de sucessivos casos de violência.

A superintendente de Apoio e Proteção aos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, ressaltou a importância do preenchimento do campo de identidade de gênero nas ocorrências policias como forma de enfrentar “a invisibilidade” sofrida por esse segmento. “Quando passamos a alimentar a base de dados podemos acompanhar os casos de violência sofrido por esse público”, disse.

Durante o seminário, que contou com a participação de Paulette Furacão, a primeira trans a ocupar um cargo público no Estado, os agentes aprenderam formas de abordagem e tratamento ao público LGBT, bem como a diferença conceitual entre identidade de gênero e orientação sexual. ” Esse curso será importante vai poder preparar o policial para entender como servir a esse público”, comentou o tenente Guiais.

O respeito à identificação social feminina ou masculina e o respeito à intimidade da pessoa abordada foram alguns dos assuntos discutidos durante o encontro que contou com a presença maciça de policiais que atuam na região da orla, local em que se concentra um grande número de transexuais e travestis profissionais do sexo. ” Com esse seminário esperamos prevenir práticas que se configurem homofobia institucional”, explicou Paulette Furacão.

Distribuição de kits busca sensibilizar agentes

Kits para atendimento de policiais à população LGBT, com banners destacando a mensagem “Segurança Pública contra a Homofobia”, bem como folders com texto orientador para este público foram entregues durante o seminário. O material também será entregue em delegacias da capital como forma de sensibilizar para a importância de garantir o direito de um atendimento policial digno à comunidade LGBT. A entrega faz parte da campanha do 3º Maio da Diversidade, iniciada no dia 4 de maio, com o tema “Zero violência LGBT, por uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading