ALBA: Oposição diz que emendas à LDO refletem anseio da sociedade

Prevista para ser votada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, (30/06/2015), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2016 recebeu quatro emendas aditivas da bancada de Oposição na Casa. O líder do bloco, deputado Sandro Régis (DEM), informou que as emendas apresentadas refletem o anseio da sociedade baiana e buscam proteger e fortalecer setores importantes e prioritários como o da saúde, da segurança e o da educação. O parlamentar destacou, por exemplo, a emenda que autoriza o Executivo a aplicar um percentual mínimo de 7% da Receita Corrente Líquida (RCL) nas despesas com manutenção e desenvolvimento das Universidades Estaduais. ” Trata-se de uma antiga reivindicação do Movimento Docente das Universidades da Bahia, que vem lutando desde 2012 para ampliar o volume de recursos e minimizar a precariedade que afeta essas instituições de ensino”, disse Régis, lembrando que de 2007 a 2014 o percentual aplicado não ultrapassou 5% da RCL. “Nosso objetivo é proteger e fortalecer a educação”, disse.

Outra emenda da Oposição considerada importante pelo líder é a que estabelece que empresas em que o governo detêm a maioria do Capital Social e que recebem recursos do Tesouro Estadual, como a Embasa, Bahiagás, Ebal, Desenbahia, Prodeb e EGBA, divulguem mensalmente pela internet as informações relativas à execução das despesas do orçamento de investimento. ” O governo não está respeitando a Lei da Transparência e de acesso à informação”, frisou Sandro Régis, informando ainda que  essas empresas não registram a sua execução orçamentária no FIPLAN e também não disponibilizam tais informações em site próprio na internet.

A bancada apresentou também emenda estabelecendo que os recursos aplicados no grupo de investimentos das funções de segurança, saúde e educação não deverão ser inferior ao percentual de 1% da RCL. O democrata lembrou que nos últimos anos os recursos aplicados nessas áreas têm sido inferior a recursos aplicados pelo governo em publicidade e propaganda. Por conta disso, a oposição propõe também numa emenda aditiva à LDO que as despesas com publicidade institucional sejam limitadas a um percentual máximo de 0,50% da RCL. O líder Sandro Régis espera que a bancada governista acate as proposições da Oposição, permitindo um  justo diálogo e contribuindo para priorizar áreas essenciais para a população baiana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading