Salvador: durante 5º Congresso Nacional do PT, ex-presidente Lula afirma: “o PT continuará vivo enquanto os trabalhadores sonharem com uma vida melhor”

Lula: "Essas empresas não são capazes de administrar a própria crise sem jogar o peso nas costas dos trabalhadores, e acham que podem nos ensinar como governar um país com mais de 200 milhões de habitantes".
Lula: “Essas empresas não são capazes de administrar a própria crise sem jogar o peso nas costas dos trabalhadores, e acham que podem nos ensinar como governar um país com mais de 200 milhões de habitantes”.

O Partido dos Trabalhadores é mais que um partido, é consequência do sonho da classe trabalhadora brasileira. Essa foi a mensagem da mesa de abertura do 5º Congresso Nacional do PT. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do ato ao lado da presidenta Dilma Rousseff, e destacou que “o PT continuará vivo enquanto os trabalhadores continuarem sonhando com uma vida melhor”.

Lula lembrou que há 10 anos a imprensa anuncia a morte do PT, embora nesse período o partido tenha vencido três eleições presidenciais. Ele considerou que, enquanto o desemprego aumentou um pouco em relação a dezembro de 2014, a imprensa foi um dos setores que mais demitiu. “Essas empresas não são capazes de administrar a própria crise sem jogar o peso nas costas dos trabalhadores, e acham que podem nos ensinar como governar um país com mais de 200 milhões de habitantes”.

Lula destacou que muitos em oposição ao PT ainda não aceitam a ascensão social, as cotas e outras políticas sociais implantadas nos últimos anos. “O projeto deles é fazer o Brasil voltar à idade média social. A agenda deles é mandar para as cadeias aqueles que deveriam estar nas escolas”.

Para Lula, “o PT continua vivo e muito preparado para novos debates”. O ex-presidente destacou a importância de ouvir os anseios do povo, que “reconhece que subimos alguns degraus, mas quer continuar subindo”.

Dilma pediu que os militantes não desanimem com a radicalização de alguns setores da sociedade. “Nosso compromisso não mudou”, afirmou. Ela anunciou uma série de medidas que o governo adotará até o final do ano para “preservar conquistas e consolidar avanços”. Um novo Plano Safra, o Minha Casa, Minha Vida 3 e o novo plano de concessões são alguns exemplos. Ela destacou ainda que é nos momentos mais difíceis que se percebe com quem se pode contar e “o governo não pode prescindir do apoio do PT”.

A presidenta falou que ajustes são necessários e que quanto mais rápido forem feitos, melhor. “O Brasil vai voltar a crescer”, afirmou.

O presidente do PT, Rui Falcão, falou da tentativa de criminalizar o PT e do esforço que tem sido feito para combater a corrupção. “O PT é favorável a investigar e punir todos os casos de corrupção, da Petrobras ao Mensalão Tucano”. Também estiveram presentes diversos ministros, governadores, parlamentares e lideranças do PT e de partidos aliados.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading