
A Universidade Estadual de Feira de Santana e a Claflin University, dos Estados Unidos, planejam novas parcerias para projetos de cooperação acadêmica que permitirão o intercâmbio de professores e alunos. O assunto foi discutido na manhã de sexta-feira (29/05/2015) durante a visita do presidente e do pró-reitor da Claflin University, Henry Tisdale e Karl Wright, que foram recebidos pelo reitor e vice-reitora da Uefs, Evandro do Nascimento Silva e Norma Lúcia de Almeida.
Henry Tisdale ressaltou a satisfação em conhecer a Uefs e destacou semelhanças entre a Bahia e a Carolina do Sul, estado norte-americano sede da Claflin University. “Somos a primeira universidade voltada para negros, na Carolina do Sul; a nossa atuação possibilita o acesso de afro-americanos à academia, permitido a ascensão social de nossos alunos”, afirmou.
Já Karl Wright destacou o interesse estreitar a relação com as universidades brasileiras por meio de projetos direcionados aos afrodescendentes. “O nosso intuito é atender alunos de baixa renda. Também temos interesse que nossos docentes possam atuar na Uefs”, disse.
O reitor Evandro do Nascimento relatou aos visitantes as ações afirmativas da Uefs, como a reserva 50% das vagas do vestibular (ProSel) para estudantes de escolas públicas. Desse percentual, 80% são destinadas para candidatos que se declaram afrodescendentes. Em apoio a estes estudantes, salientou Evandro do Nascimento, a Uefs desenvolve programas de permanência, como a residência universitária e o sistema bandejão.
A Uefs já possui parceria com a Claflin University através de convênio de cooperação acadêmica firmado em junho de 2014. Agora, os gestores apresentaram formalmente informações relacionadas aos cursos, programas, pesquisas e projetos.
Após o encontro, foi realizada visita ao Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e o Museu Regional.
Claflin University
Fundada em 1869, a Clafin University está entre as melhores universidades dos EUA, segundo a U.S News and Words Report, Washington Monthly e Forbes.com. Ela foi a primeira universidade para negros na Carolina do Norte (EUA) e está entre as primeiras dos Estados Unidos a ser voltada para esse segmento. Afiliada à Igreja Metodista Unida, a Instituição oferece quatro programas de dupla diplomação nas áreas de Biotecnologia, Engenharia, Tecnologia da Engenharia e Tecnologia de Laboratório Médico. Possui também programas de mestrados em Educação, Administração e Biotecnologia, além de 37 programas de bacharelado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




