Meu dinheiro: por que investir no Tesouro Direto? | Por Lélio Braga Calhau

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais.
Lélio Braga Calhau é promotor de justiça do consumidor no Ministério Público de Minas Gerais.

Recentemente, o ganho real da poupança em 12 meses teve o pior resultado desde outubro de 2003. Também há pouco tempo, a caderneta de poupança registrou a maior saída de recursos em 20 anos. Tem crescido consideravelmente, nos últimos meses, o fluxo de investidores brasileiros que aumentam suas aplicações no Tesouro Direto, um investimento de renda fixa (pré ou pós-fixados), onde você compra títulos da dívida pública diretamente do governo.

Tal movimento ocorre no sentindo inverso ao da caderneta de poupança. Enquanto os depósitos no Tesouro Direto aumentam, a quantidade de dinheiro na caderneta de poupança diminui. E não seria por menos. A caderneta de poupança paga anualmente algo próximo a 6,5% e o Tesouro Prefixado mais de 13% ao ano bruto.

Se a inflação hoje está em torno de 13%, e a poupança paga somente 6,5%, não tenha dúvida, você está empobrecendo e perdendo sua capacidade de comprar as coisas. Aí vem a pergunta: e por que a grande maioria dos brasileiros não aplica no Tesouro Direto, mesmo com a possibilidade de investir valores baixos, inferiores a cinqüenta reais? Por que o Tesouro Direto não é um produto tão popular como a Caderneta de Poupança?

O principal fator, sem dúvida nenhuma, é a falta de uma campanha em massa para divulgar o produto. Em seguida, é o desinteresse claro dos bancos, que estão acostumados a oferecer produtos que interessam mais a eles do que aos consumidores.

Por fim, pesquise no site do governo sobre o Tesouro Direto e o coloque como uma opção (a mais) de investimento. Seu bolso só tem a agradecer.

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos”.

Sobre a Educação Financeira para Todos

Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading