Presidente do CNJ vem à Bahia instalar a Audiência de Custódia; projeto do TJBA é modelo

Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, participa de atividade institucional na Bahia.
Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, participa de atividade institucional na Bahia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, virá a Salvador, no dia 28 de agosto de 2015, para a instalação do projeto Audiência de Custódia na Bahia.

O objetivo é incluir o Núcleo de Prisão em Flagrante, projeto desenvolvido pelo TJBA, desde 2013, na iniciativa do CNJ. “Queremos levar a experiência modelar do Tribunal de Justiça da Bahia para todo o País”, disse o juiz o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, que visitou o Tribunal nesta segunda-feira (7).

Pioneiro no País no pronto atendimento de presos em flagrante e nas decisões prolatadas imediatamente após a prisão, o núcleo reúne, em só local, juízes, promotores e defensores públicos. Ali mesmo, após ouvir as partes, o juiz decide se o preso – levado pelas autoridades policiais logo após ter cometido o crime – será encaminhado para a penitenciária ou se responderá o processo em liberdade.

“A ideia é que o Núcleo atue agora alinhado com a política nacional do CNJ”, afirmou o juiz, que é também coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho. “A Bahia tem mais a ensinar do que a aprender. E agora irá trabalhar numa dimensão melhor, com mais musculatura”, completou.

Também de acordo com o juiz Luis Lanfredi, a Audiência de Custódia já é uma realidade em São Paulo, Espírito Santo e no Maranhão. “Até o final de setembro, o projeto estará em 19 estados”, afirmou.

Pela manhã, acompanhado do juiz Antonio Faiçal, responsável pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário na Bahia (GMF) e pelo juiz Anderson Bastos, assessor Especial da Presidência, o magistrado conheceu as instalações do núcleo, instalado no Complexo Penitenciário da Mata Escura, e foi à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No final da tarde, o juiz auxiliar do CNJ reuniu-se com o presidente do TJBA, desembargador Eserval Rocha, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, o juiz corregedor Moacyr Pitta Lima, além dos juízes Anderson Bastos e Antonio Faiçal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading