


Zé Neto e o BRT
Sexta-feira ultima,21 de agosto de 2015, o deputado estadual e líder do governo Zé Neto (PT), esteve no Ministério das Cidades em Brasília, reunido com técnicos da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, discutindo todas as fases do BRT e coletando toda a documentação pertinente ao projeto, apresentação de proposta, liberação do projeto e todas as formulações que foram feitas até aqui junto ao Ministério das Cidades que liberou R$90 milhões de reais para construir o BRT de Feira de Santana, visando melhorar o transporte coletivo urbano e a mobilidade urbana. Participaram da reunião o Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes; a Analista de Infraestrutura da Secretaria, Amanda Ivens Carvalho; a Gerente do Departamento de Mobilidade Urbana, Cristina Maria Soja e o Chefe de Gabinete da Secretaria Edilson Macedo. Zé Neto destaca que não é contra o BRT e que esses recursos são fundamentais para construir uma nova dinâmica do ponto de vista do trânsito da cidade e para dar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos feirenses, principalmente aqueles que pegam o transporte de massa e, muito especialmente, o ônibus. “Temos dúvidas sobre a forma de execução, e a nossa ida a Brasília é para mostrar claramente a população feirense que precisamos investigar exatamente o que foi apresentado como projeto de Mobilidade Urbana, que deveria estar atendendo a população mais carente ao transporte coletivo de Feira especialmente, e o que está sendo construído pela Prefeitura com os recursos oriundos do BRT que é um projeto do Governo Federal”, disse.
Transporte emergencial
Com a contratação emergencial das duas empresas licitadas para que assumam, por seis meses, o transporte coletivo da cidade, o governo municipal encaminhou a solução para o abandono do serviço por parte da Princesinha e 18 de Setembro, no último domingo. A declaração é do secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Ebenezer Tuy. Ele diz que, imediatamente após firmar o compromisso, a Rosa e a Auto Viação São João, empresas contratadas para o serviço temporário, providenciaram a locação de uma frota de aproximadamente 170 ônibus. Esses veículos já estão a caminho de Feira de Santana, devendo chegar até hoje. Amanhã, segundo consta, as empresas iniciam a operação. Para tanto, funcionários da área de recursos humanos das empresas já iniciaram a contratação de pessoal que atuava na Princesinha e 18 de Setembro, com prioridade dessas vagas. Após o contrato emergencial de seis meses, a Auto Viação São João e a Rosa passam a cumprir o previsto na licitação no que diz respeito a nova frota, que deverá contar com 270 ônibus zero quilômetro.
Reitor em Brasilia
A Universidade Estadual de Feira de Santana, busca consolidar uma interlocução mais efetiva com agentes políticos da Bahia, além de discutir o apoio a projetos de infraestrutura da Instituição, através de emendas individuais e de bancada. Neste sentido, o reitor Evandro do Nascimento Silva fez gestões, nas últimas terça e quarta-feira, em Brasília, junto a parlamentares baianos na Câmara e no Senado Federal. Alguns dos projetos foram acolhidos para análise inicial e novos contatos serão realizados até o fim do ano para consolidar a alocação de emendas no orçamento da União de 2016. Participaram da comitiva da Uefs em Brasília a professora Silvone Santa Bárbara (diretora do Departamento de Saúde) e o professor Colbert Martins Filho, também do Departamento de Saúde, que, por sua experiência como deputado federal em várias legislaturas, se propôs a colaborar junto ao Congresso Nacional.
Festival de Violeiros
A dupla pernambucana formada por João Loureço e Luciano Leonel foi a grande vencedora do 41º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado na noite do sábado ultimo, 22, no teatro do Cuca. Confira a classificação das duplas : 1 – João Lourenço e Luciano Leonel , 2 – João Bezerra e Antônio Queiroz,3 – Rafael Neto e Leandro, 4 – Antônio Maracujá e Nadinho e 5 – Paraíba da viola e Davi Ferreira.
Festival de Igatu
O Festival de Igatu, reconhecido como um dos mais importantes eventos musicais do estado da Bahia, ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto de 2015, em Andaraí, Chapada Diamantina. Com o tema “Arte que brota das pedras. É tempo de ser feliz, de fazer o bem!”, o evento conta com destacados artistas da música brasileira a exemplo de Margareth Menezes, Alex Cohen, Márcio Mello e Jorge Vercillo, e grupos musicais com projeção nacional, a exemplo da Confraria da Música e da Banda 14 Bis. Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, comemora antecipadamente o sucesso do evento informando sobre o elevado índice de ocupação de hotéis e pousadas para o período do festival. “As pessoas reservaram hospedagem na cidade de Andaraí e na sede do distrito de Igatu – local do festival, além das cidades de Mucugê e Lençóis, esse elemento dimensiona o festival como um evento regional da Chapada Diamantina”, declara entusiasmado.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos
Jornal Grande Bahia
Tribuna da Bahia e
Notícias da Bahia
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




