Em almoço com ministro Joaquim Levy, senador Walter Pinheiro destaca necessidade de garantias para fundos criados para a reforma do ICMS

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) participou, nesta terça-feira (04/08/2015), de um almoço na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Entre as pautas que estiveram em discussão, destaque para a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a construção de propostas para a retomada do crescimento econômico do país.

Presidente da Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo, Pinheiro destacou que a reforma do ICMS só deverá ser aprovada caso haja garantias constitucionais para os fundos de desenvolvimento e de compensação. Ele já trabalha na elaboração de uma proposta de emenda à Constituição destinada a amparar essa reforma do ICMS.

Segundo Pinheiro, além de dar garantia constitucional aos fundos criados na MP 683, a emenda vai assegurar os recursos para sustentá-los, determinando sua fonte de repasse. Nesse caso estão entre as alternativas em análise o dinheiro a ser repatriado por quem detém contas no exterior e receitas do Orçamento da União.

Segundo Pinheiro, a vinculação dos fundos é imprescindível. “Não há concordância da nossa parte se não tiver a constitucionalidade dos fundos. A gente só vota a resolução – e isso está escrito no texto da resolução, se houver um dispositivo que constitucionaliza a proposta de reforma com a criação dos fundos, constitucionalizados”, reforçou ao deixar a reunião de hoje.

Conforme o senador, os governadores não querem dotações orçamentárias que não tenham garantias constitucionais, visto que elas correrão o risco de não serem executadas, como acontece com as compensações aprovadas pela Lei Kandir, que visavam reparar as perdas pela isenção do ICMS nos produtos e serviços destinados à exportação. “Nenhum estado vai topar isso – votar os fundos sem garantia constitucional. Lei Kandir dois nem pensar”, reforçou.

“Nós vamos discutir aqui na Casa a ordem das votações das três matérias que dependem de apreciação do Senado”, reafirmou Pinheiro ao se referir ao Projeto de Resolução do Senado (PRS) 1/2013 que trata da unificação; o PLS 298/2015, que trata da repatriação dos recursos que podem abastecer os fundos da medida provisória – a 683/2015 e a emenda constitucional que está sendo elaborada por ele.

“Primeiro, é preciso vincular os recursos do fundo. Segundo, determinar a forma de repasse. Terceiro, garantir a questão do provimento para esses fundos. Se os recursos oriundos da repatriação não forem suficientes, constitucionalmente, estamos colocando uma regra para obrigar o governo a prover o fundo com dinheiro do Orçamento Geral da União”, disse Pinheiro. O senador informou que o ministro Levy também ficou de apontar quatro eixos de propostas do Governo para incrementar a economia e o crescimento do País, até a próxima segunda-feira.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading