Greve na UESB continua até que o acordo seja assinado, afirma movimento

Greve na UESB continua.
Greve na UESB continua.

Após intenso debate, a assembleia dos professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dessa quinta-feira (30/07/2015), decidiu por manter a greve até que o termo de acordo seja assinado e o de compromisso apresentado. De acordo com o termo de acordo, promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho represadas serão implementadas em até 60 dias. Os recursos para os pagamentos não comprometerão outros direitos trabalhistas, a manutenção, ações do PPA, finalística de custeio e investimento das Universidades. Em até 60 dias o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que revoga a lei 7176/97 e assegura a autonomia universitária conforme previsão do artigo 207 da Constituição Federal.

A reunião com o governo para a assinatura do acordo está agendada para a sexta-feira (31/07) no turno da tarde. Em caso de algum tipo de mudança no conteúdo do acordo ou retirada da mesa de algum dos documentos, por parte do governo, a greve será mantida e uma nova assembleia da Adusb ocorrerá na terça-feira (04/08). É importante frisar que com o fim do movimento grevista, professores e professoras voltam a desenvolver suas atividades. Contudo, as aulas só retornam depois da deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB (CONSEPE) sobre o calendário acadêmico, cuja convocação é de responsabilidade da reitoria.

A luta por mais recursos para as Universidades Estaduais da Bahia, permanência estudantil e pauta interna continua. Uma agenda de mobilização foi aprovada pela categoria para dar continuidade às reivindicações. As informações detalhadas sobre os encaminhamentos da assembleia serão publicadas em breve pela Adusb.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading