Senador Fernando Collor acusa Rodrigo Janot de tentar envolvê-lo na Lava Jato para se autopromover

Fernando Collor de Mello afirmou que Janot transforma propositalmente a Operação Lava-Jato em um “festim midiático” e que as acusações que pesam contra si na investigação são usadas pelo procurador-geral para se autopromover.
Fernando Collor de Mello afirmou que Janot transforma propositalmente a Operação Lava-Jato em um “festim midiático” e que as acusações que pesam contra si na investigação são usadas pelo procurador-geral para se autopromover.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) voltou a criticar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em discurso nesta quarta-feira (05/08/2015). Collor afirmou que Janot transforma propositalmente a Operação Lava-Jato em um “festim midiático” e que as acusações que pesam contra si na investigação são usadas pelo procurador-geral para se autopromover.

— Desde que [Janot] se apoderou da função, vem imprimindo aos trabalhos daquele órgão um modus operandi baseado principalmente, e isso é visível, no conluio com grande parte da mídia, em que prevalece o vazamento de informações e a criação de uma narrativa, de modo a dar aparente veracidade aos fatos — afirmou o senador.

Entre fatos que fazem parte da “sórdida estratégia”, Collor citou a apreensão de três carros de luxo de sua propriedade e a citação de seu nome como coordenador de um grupo que teria movimentado cerca de R$ 26 milhões no esquema de corrupção da Petrobras entre 2010 e 2014.

— Nada tenho a ver com os fatos a mim imputados. Reafirmo que tudo não passa de ilações, falsas versões impingidas à opinião pública de forma a esterilizar a verdade, a escamotear as reais intenções midiáticas do procurador-geral e a impor a narrativa que a ele interessa.

Recondução

Collor ressaltou que Janot está em campanha para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral (seu mandato encerra-se em setembro) e que o Senado tem a palavra final sobre a indicação a ser feita pela presidente Dilma Rousseff. Ele alertou que a sociedade está atenta a esse processo.

— A responsabilidade institucional do Senado quando da apreciação do nome será ainda maior. É preciso que todos abram os olhos para muitos dos aspectos nebulosos que estão por trás dessas investigações — observou.

O senador também leu na tribuna uma carta assinada por servidores da Secretaria de Comunicação Social do Ministério Público e encaminhada a Janot no início de março. O documento contém questionamentos feitos pelos servidores a respeito da imagem institucional do órgão.

Com informações da Agência Senado.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading