Deputado comemora cassação de liminar que proibia liberação de licenças para carcinicultores na Bahia

Eduardo Salles: "A notícia é muito boa para todo o setor, que teve uma queda muito grande após as novas regras instituídas pela liminar".
Eduardo Salles: “A notícia é muito boa para todo o setor, que teve uma queda muito grande após as novas regras instituídas pela liminar”.

A ABOCC (Associação Brasileira de Produtores de Camarão) e a PGE (Procuradoria Geral do Estado) conseguiram na Justiça na última terça-feira (02/09/2015) a suspensão temporária da liminar que proibia a liberação de licenças para carcinicultores. “A notícia é muito boa para todo o setor, que teve uma queda muito grande após as novas regras instituídas pela liminar”, comemora o deputado estadual Eduardo Salles.

A queda na produção causou desemprego em municípios dos territórios do Litoral Norte, litoral Sul, Baixo Sul e Recôncavo, e fez a Bahia passar a responder por apenas 10% do camarão produzido no Brasil. A carcinicultura pode gerar até 3,75 empregos por hectare.

Além de proibir a liberação de novas licenças, a liminar, expedida em 2007 a pedido do Ministério Público Federal (MPF), também exigia que todas as fazendas de camarão, inclusive as já instaladas, apresentassem EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). “Essa decisão é absurda. Esses estudos só deveriam ser feitos em propriedades com mais de 50 hectares e custam cerca de R$ 100 mil. O pequeno produtor não tem condições de pagar e isso coloca em risco o funcionamento de fazendas já em atividade”, reclamou Eduardo Salles.

A liminar também passou ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a responsabilidade pelo licenciamento e fiscalização das fazendas de carcinicultura, que deveria ser feita em parceria com o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Segundo o deputado, essas atividades são exclusivas do Inema, órgão estadual.

Suspensão temporária

Em 2011, após a Justiça decidir manter a liminar, a ABOCC e a PGE recorreram da decisão, mas os recursos ainda não foram julgados. “A cassação temporária, conseguida na terça-feira, garante ao Estado o licenciamento e fiscalização das fazendas produtoras de camarão até que os recursos sejam julgados”, explica Marcelo Palma, advogado da ABOCC.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading