O professor Dr. Sérgio Mattos lança, através da Quarteto Editora, a obra ‘Vida privada no contexto público’. O lançamento da obra ocorre no dia 8 de outubro de 2015, às 17 horas, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bairro Canela, em Salvador.
A publicação é uma autobiográfica do escritor, jornalista, poeta e professor Sérgio Mattos que, na posição de narrador e personagem da obra, resgata a história da Bahia contemporânea, contextualizando o período de tempo compreendido entre 1948 e 2015.
Nesse livro, de 648 páginas com ilustrações e referências, o autor, utilizando-se de uma linguagem clara e leve faz interpretações e análises do tempo de vida, caracterizando-se como um depoimento que serve para identificar uma geração. As contribuições, do autor, ao desenvolvimento da cultura, da educação superior e da imprensa baiana estão inseridas no contexto socioeconômico, cultural e político do país e da Bahia.
O livro está dividido em sete partes, ou períodos cronológicos, mas o autor consegue fugir da linearidade temporal porque lança mão de recursos técnicos utilizados por memorialistas e biógrafos, introduzindo assim dinamismo à narrativa, na qual reconstrói e fornece ao leitor uma visão de sua época, de sua geração que esteve, durante todo o tempo, cercada por tudo que pudesse ser considerado como novo e moderno, além de ter convivido com um dos mais longos períodos de autoritarismo e violência militar no país.
Sérgio Mattos apresenta, por meio do relato de uma vida comum, que é possível transformar a experiência individual em uma ferramenta de conhecimento. Enfim, na soma do todo, o autor apresenta um resultado positivo, porque soube transpor os obstáculos, objetivando manter a harmonia, sobre o que ele pensa, fala e realiza.
‘Vida Privada no Contexto Público’ é um livro de reflexões sobre como determinados fatos podem contribuir para mudar a vida de uma pessoa, abrindo ou fechando oportunidades e momentos de encontro e desencontro. Ao longo da própira história, o autor lista pessoas e instituições com quem conviveu e trabalhou na construção e ou realização de sonhos, buscando um mundo melhor.
O lançamento da obra marca a atuação de Sérgio Mattos durante 50 anos como jornalista e escritor, e 40 anos no magistério superior.
Sobre o autor
Poucos intelectuais, no Brasil, reúnem as credenciais do professor Doutor Sérgio Augusto Soares Mattos. Atuando no jornalismo, desde 1965, Sérgio Mattos foi da equipe fundadora da Tribuna da Bahia e atuou como editor do Jornal A Tarde por mais de 30 anos. Na área da educação dedicou-se ao ensino do Jornalismo, primeiro como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de onde aposentou-se, mas, devido a inquietude intelectual, realizou novo concurso e ingressou como professor do curso de jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua desde 2008. Este jovem senhor, com 50 anos de prática jornalística e 40 anos de vida acadêmica, marca, mais uma vez, a trajetória intelectual contribuindo com duas importantes participações: a primeira é a produção de autobiografia, intitulada “Vida privada no contexto público”, na qual relata a história contemporânea da Bahia com ele dentro, abordando várias passagens recentes do jornalismo baiano entre outros casos; a segunda, é a participação dele no grupo que estuda propostas para elaboração da Lei de regulamentação da mídia.
Sobre a obra
Vida Privado no Contexto Público (Quarteto Editora)
Sérgio Mattos, autor
648 páginas, com ilustrações e referências
Preço R$ 40, 00 (quarenta reais)

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




