
Um gesto de respeito a opinião pública e a liberdade de imprensa, assim pode ser avaliada a atitude da administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) ao homenagear o diretor e editor do Jornal Grande Bahia, Me. Carlos Augusto Oliveira da Silva, com a Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana na classe Oficial, na área da Comunicação Social.
A comenda foi entregue durante solenidade oficial ocorrida na casa de eventos Spazio, na noite de sexta-feira (18/09/2015), oportunidade em que o Município de Feira de Santana completou 182 anos de emancipação política.
Observa-se que, com a homenagem, o prefeito José Ronaldo demonstra que não se tornou a figura carismática e querida da população feirense sem que o mesmo detivesse as qualidades essenciais a um homem público, dentre elas o de respeito a liberdade de imprensa e ao pensamento intelectual crítico.
Visão progressista
O posicionamento crítico exercido pelo cientista social e jornalista Carlos Augusto provocou profundos debates na sociedade feirense sobre como os feirenses devem atuar enquanto protagonistas da própria história, sobre a relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente, e sobre qual a melhor maneira de investir os recursos públicos. Esses foram alguns dos aspectos abordados em diversas matérias e editoriais publicados pelo intelectual Carlos Augusto. Matérias reunidas sob as temáticas A cidade desconstruída, BRT de Feira de Santana, Caso Lagoa do Subaé, Crise no transporte, Máfia do lixo e Operação Voucher.
O jornalista afirma que o trabalho desenvolvido, através do Grande Bahia, objetiva elevar os padrões de desenvolvimento socioeconômico, observando o equilíbrio com o meio ambiente, tendo como consequência o aprimoramento da sociedade através de políticas compensatórias que resultem em uma comunidade harmoniosa.
Homenagem e responsabilidade
Carlos Augusto avalia que o reconhecimento, primeiro da sociedade, através da audiência do jornal; e depois dos poderes constituídos, através de comendas e ofícios amplia a responsabilidade na produção dos conteúdos publicados.
O cientista social infere que o jornal defende os mesmos princípios e valores instituídos na Carta da Organização das Nações Unidas, entidade da qual é contratualmente parceiro através da relação com a Rádio ONU. Carlos Augusto cita o fato do Brasil ter recepcionado, em Lei Federal, a integralidade da Carta, através do decreto nº 19.841, de 22 de outubro de 1945, promulgado pelo presidente Getúlio Vargas. Conforme observa-se a seguir:
– Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.
Carlos Augusto diz que o texto introdutório da Carta da ONU é uma síntese de valores a serem reificados na sociedade e no discurso do jornal.
Ele conclui lembrando da mãe Lucy Oliveira da Silva. “Ela, nos ensinamentos passados, pregou a generosidade e o respeito a natureza, e a humanidade. Lições simples de uma mulher extraordinária, que estão incorporadas ao discurso do Jornal Grande Bahia”.
O diretor do Jornal Grande Bahia finaliza agradecendo a família, nas pessoas do pai José Augusto, da filha Carla Patricia, dos irmão José Augusto Junior e Luis Cláudio, da companheira Alessandra de Paula, da enteada Marianna de Paula; e do casal de amigos Carlos Kruschewsky e Rita Kruschewsky. Ele agradece, também, o apoio dos funcionários, da rede de colaborardes e parceiros do veículo de imprensa que dirige, e das pessoas que leem e discutem os conteúdos publicados.
Baixe
Confira imagens do evento





Carlos Augusto assina o livro, registrando ingresso como Oficial da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana.








Leia +
https://jornalgrandebahia.com.br/2015/09/municipio-homenageia-feirenses-com-ordem-do-merito/
Seja o primeiro a comentar