Revogar o regime de partilha do pré-sal vai gerar mais prejuízos ao país, avalia deputado Valmir Assunção

Deputado Valmir Assunção pontou para os interesses de partidos de oposição ao atual governo de ferir a soberania nacional.
Deputado Valmir Assunção pontou para os interesses de partidos de oposição ao atual governo de ferir a soberania nacional.

O Congresso Nacional volta a debater o regime de partilha na exploração do pré-sal no país. Em levantamento feito pela Câmara Federal, se houver a revogação do atual regime, o Brasil perderia de receitas para saúde e educação cerca de R$ 480 bilhões ao longo de 15 anos. As tentativas de rever o sistema de partilha do pré-sal foram criticadas pelo deputado baiano Valmir Assunção (PT-BA), nesta terça-feira (22/09/2015). Ele apontou para os interesses de partidos de oposição ao atual governo de ferir a soberania nacional.

“Dois projetos tramitam na Câmara e apontam para restringir ou acabar com o regime de partilha na exploração do pré-sal e ainda querem regime de urgência para apreciação das pautas. São projetos entreguistas, que dão às empresas estrangeiras o lucro obtido da extração de petróleo, recurso este que é fundamental para os investimentos em saúde e educação no Brasil”, dispara o petista se referindo às propostas do senador José Serra (PSDB-SP) e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

O estudo da Câmara Federal aponta que, para o atual cenário nacional, não seria adequado o retorno do regime de concessão. A proposta do tucano José Serra, por exemplo, retira da Petrobras o direito de participação mínima de 30% das jazidas do pré-sal. Já na Câmara Federal, a peça do deputado Arnaldo Faria de Sá é pior, estabelece universalmente o regime de concessão para os campos do pré-sal.

“Querem entregar a Petrobras e toda a riqueza do país de mãos beijadas para as multinacionais do petróleo. Sem falar que os royalties se referem a alíquotas que variam de 5% a 10% do valor da produção. Diferente do que fez o ex-presidente Lula, que deu à Petrobras toda autonomia para explorar o pré-sal e ter ainda 30% de participação da exploração. É importante frisar que, sem estes recursos, as metas do Plano Nacional de Educação estão seriamente comprometidas, o que significa um retrocesso sem precedentes para a educação pública brasileira”, completa Valmir.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading