Seagri Bahia e SDR querem semiárido baiano com produção competitiva

O desenvolvimento de políticas públicas capazes de viabilizar a convivência do produtor rural com o semiárido é uma das principais preocupações do governo do Estado, conforme afirma o secretário Estadual da Agricultura, Paulo Câmera, que nesta segunda-feira (14/09/2015), juntamente com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, representou o governador do Estado, Rui Costa, na abertura do Agropec Semiárido. Em sua segunda edição, que acontece até esta terça-feira (15) no Hotel Fiesta, o evento discute como a produção agropecuária na região semiárida brasileira pode ser competitiva, sustentável e lucrativa.

Paulo Câmera explicou que a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a SDR, seguindo orientações do governador, trabalham em conjunto para apoiar os produtores do semiárido, região que ocupa mais de 60% do território baiano. As ações e projetos desenvolvidos pelo governo do Estado, direcionadas ao segmento agropecuário da Bahia, estão expostos em stand institucional das instituições Seagri/SDR no Agropec. O secretário Jerônimo Rodrigues ressalta que “ao longo dos anos, o semiárido brasileiro foi tratado por seus problemas, porém hoje, a pauta é o potencial de desenvolvimento dessa região”.

O Agropec acontece simultaneamente com o IV Congresso Brasileiro de Palma e outras Cactáceas. O evento é uma realização das Federações de Agricultura e Pecuária do Nordeste, em parceria com a Associação Brasileira de Palma e outras Cactáceas (ABPCac), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “É viável produzir no semiárido, e isso está mais que comprovado. Este evento é a demonstração de que é possível viver bem no semiárido”, declarou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, João Martins da Silva.

Entre palestras e discussões o Agropec apresenta o que existe de mais atual no mundo em relação às tecnologias de produção utilizadas em regiões semiáridas. “A seca é recorrente, então precisamos nos preparar, intensificando as pesquisas com foco na pecuária, reserva estratégica de alimento animal, difundindo novas tecnologias no semiárido, entre outras ações. A Bahia possui vasta diversidade e caminha para ser um celeiro da produção agropecuária brasileira”, destacou o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Antônio Borba.

Além de presidentes de federações da agricultura do Nordeste, de sindicatos rurais da Bahia, produtores, especialistas do agronegócio, estiveram presentes no evento, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes; o diretor-técnico do Sebrae, Lauro Ramos; a superintendente federal da Agricultura na Bahia, Virgínia Hage; o chefe de gabinete da Seagri, José Pirajá; o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira; o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Oziel Oliveira; o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá; o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes, entre outras autoridades.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading