
O carro fumacê é uma ferramenta que deve ser usada no combate ao mosquito aedes aegypti, que além da dengue transmite zica e chikungunya, apenas em situações quando as formas de prevenção e eliminação não se apresentarem eficiente. A fumaça mata o inseto na sua fase adulta.
“Este tipo de eliminação do inseto apenas é indicado quando os casos da doença aumentam consideravelmente”, diz o coordenador de endemias do Município de Feira de Santana, Edilson Matos. Antes, os moradores são orientados a adotar medidas preventivas, bem como são realizadas buscas de focos no interior das casas.
O coordenador afirma que, no caso do chikungunya, o fumacê deverá obedecer em cinco ciclos que devem ser realizados a cada três dias. “O serviço deverá ser concluído em até duas semanas para que os resultados sejam devidamente sentidos”.
Ele ainda disse que o fumacê não deve ser usado em caso de infestação de muriçocas. “O que mais nos preocupa é a quebra na cadeia de reprodução do aedes”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




