Senador Otto Alencar pede que governo decrete situação de emergência na bacia do Rio São Francisco

Senador Otto Alencar cobra do governo federal adote providências imediatas em relação à revitalização das margens do Rio São Francisco.
Senador Otto Alencar cobra do governo federal adote providências imediatas em relação à revitalização das margens do Rio São Francisco.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu, nesta quarta-feira (28/10/2015), que o governo federal adote providências imediatas em relação à revitalização das margens do Rio São Francisco.

Otto ressaltou que a erosão, o desmatamento e a utilização da água para irrigação de forma desordenada são fatores que estão fazendo com que os afluentes do Rio São Francisco sequem. O senador afirmou que, se o governo federal não decretar estado de emergência e começar a dragagem na calha do Rio, o São Francisco pode passar a ser apenas uma lembrança daqui a 8 ou 10 anos.

— O principal sinal de morte de um rio é quando o oceano entra no rio. Já estamos com quase 20 km  de penetração das águas do oceano Atlântico no Rio São Francisco — lamentou em Plenário.

Otto Alencar destacou que todos os afluentes na margem direita do São Francisco já morreram no estado da Bahia. Em Minas, 70% dos córregos e ribeirões que alimentam o rio secaram.

— De nada valera a transposição do Rio São Francisco se não houver nenhum investimento na revitalização que possa ter um efeito. Foram gastos R$ 8,55 bilhões em transposição e não vai ter água para suprimento dos estados receptores das águas do Rio São Francisco — disse.

*Com informações da Agência Senado.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo