Tratamento a anemia falciforme é exclusivo para pacientes residentes em Feira de Santana

O programa é mantido apenas pelo Município de Feira de Santana, sem contrapartida estadual, federal ou de outros municípios.
O programa é mantido apenas pelo Município de Feira de Santana, sem contrapartida estadual, federal ou de outros municípios.

Tudo começou com uma pequena equipe. Após três anos, o Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, no Centro Social Urbano (CSU), hoje conta com vários profissionais: dermatologistas, neuropediatra, clinico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta.

A coordenadora do Centro de Referência, Luciana Brito, informa que o serviço de assistência aos pacientes acometidos pela doença funciona de segunda a sexta-feira, e é destinado somente aos pacientes do município.

O programa é mantido apenas pelo município, sem contrapartida estadual, federal ou de outros municípios. Por isso a restrição do atendimento a pacientes de outras localidades.

A Secretaria Municipal de Saúde possui dois parceiros que prestam assistência a esses pacientes com anemia falciforme. As crianças são direcionadas para o Hospital Estadual da Criança e os adultos para o Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Atualmente o Centro de Referência possui cerca de 300 pacientes cadastrados, alguns atendidos desde o início das atividades da unidade, e apresentavam ulceras – hoje todas tratadas e algumas curadas, através do tratamento de ponta oferecido pelo município.

Feira de Santana é o único município baiano que atualmente oferece o exame de Doppler Transcraniano aos pacientes com anemia falciforme. Através dele é possível avaliar o fluxo sanguíneo em crianças e adolescentes que possuem a doença, prevenindo contra um acidente vascular cerebral (AVC).

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading