
O Plenário da Câmara dos Deputados homenageou, na manhã desta quinta-feira (12/10/2015), os 40 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Angola. A sessão solene, de iniciativa do presidente da Frente Parlamentar da Amizade Brasil e Angola, deputado Márcio Marinho (PRB/BA) celebra uma relação diplomática que tem resultado em benefícios para os países através da assinatura de acordos de vistos de cooperação jurídica, técnica, educacional, no setor de energia, de investimentos e em diversas outras esferas. Em 2015, foi assinado em Luanda, na capital de Angola, um acordo de cooperação e facilitação de investimentos. O acordo diversifica a presença empresarial brasileira em Angola, para estimular exportações e promover a integração produtiva entre os dois países.
Em seu discurso, o deputado Márcio Marinho afirmou a importância de comemorar esse relacionamento bilateral de fraternidade que vai além dos interesses econômicos. Como representante do povo baiano, Marinho ressaltou sua origem afrodescendente e disse ter orgulho de morar na capital mais negra do mundo fora da África, que é Salvador. É estimado que dos cerca de 1,6 milhão de africanos trazidos ao Brasil como escravos, 67% eram angolanos. “Essa dívida histórica nunca será paga, porém temos atuado com gestos políticos, parcerias econômicas e principalmente, em forma de solidariedade”, acrescentou o deputado.
Representando o parlamento angolano, o deputado António Francisco Cortez fez um resgate da luta armada e política de libertação nacional de seu país. O embaixador Nelson Manoel manifestou ao plenário os agradecimentos à sessão solene. “É motivo de honra, alegria e orgulho para mim, para a Angola e para o povo angolano receber essa homenagem da Câmara dos Deputados do Brasil”.
A sessão contou ainda com a apresentação do grupo folclórico jovens do Hungo, que mostraram seu ritmo dançando e cantando. Participaram também do evento, o Ministro interino das Relações Exteriores, Sérgio França Danese, o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, Sérgio Eduardo Moreira, o embaixador do Benin, Isidore Monsi, embaixadores de diversos países da África e estudantes angolanos da Universidade de Brasília.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




