

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O Museu do Amanhã está localizado na região portuária do Rio de Janeiro. Após a solenidade de inauguração com a presidente Dilma Rousseff, ocorrida na noite de quinta-feira (17/12/2015), foi aberto ao público hoje (19).
O projeto arquitetônico é assinado pelo catalão Santiago Calatrava, que elaborou um edifício futurístico, inspirado na imagem das bromélias que viu quando fazia sua pesquisa de campo no Rio.
A obra capta água do fundo da baía de Guanabara para fazer toda a refrigeração, circulando pelo edifício e devolvida filtrada ao meio ambiente; e tem abas laterais móveis para que os painéis de energia solar captem a maior quantidade possível ao longo do dia.
O museu é uma das principais âncoras do Porto Maravilha, o projeto de revitalização da região portuária do Rio, e é uma parceria da prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, também responsável pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu da Imagem e do Som (MIS).
A obra custou R$ 308 milhões, sendo R$ 215 milhões pagos com recursos arrecadados pela prefeitura com as Cepacs – os Certificados de Potencial Adicional de Construção, comprados por imobiliárias para ter poder construir empreendimentos mais altos que o definido pelo zoneamento da região portuária – e o restante obtido com patrocínio.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada gratuita ocorre às terças-feiras.
Confira imagens do Museu do Amanhã
This slideshow requires JavaScript.
Confira vídeo do Museu do Amanhã
*Com informações da BBC Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




