Novo atrito diplomático entre Brasil e Israel

Governo de Benjamin Netanyahu diz que relações bilaterais ficarão abaladas caso o Brasil não aceite a indicação.
Governo de Benjamin Netanyahu diz que relações bilaterais ficarão abaladas caso o Brasil não aceite a indicação.

Governo Rousseff reluta em aceitar nomeação do novo embaixador israelense, que tem ligação com assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. Imbróglio abala relações já arranhadas pelo caso “anão diplomático”.

A relutância do Brasil em aceitar a nomeação do novo embaixador indicado por Israel – o diplomata ligado aos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia Dani Dayan – acabou gerando um novo atrito diplomático entre os dois países.

Desde agosto, o governo Dilma Rousseff ignora a indicação de Dayan, argentino naturalizado israelense. O principal motivo seria o fato de ele ter presidido, entre 2007 e 2013, o chamado Conselho Yesha, instituição que representa os 500 mil colonos israelenses em territórios palestinos.

No domingo (17/12), o governo israelense disse que o Brasil arrisca arruinar as relações bilaterais, caso não aceite o nome o indicado para assumir a embaixada em Brasília.

“O Estado de Israel deixará como secundário o nível das relações internacionais com o Brasil, caso a nomeação de Dayan não seja confirmada”, afirmou a vice-ministra das Relações Exteriores, Tzipi Hotovely.

O Brasil apoia em sua política externa a criação de um Estado palestino e, assim como outros países, considera ilegais os assentamentos judaicos nos territórios ocupados.

As autoridades brasileiras evitam comentar o caso, e não confirmam se a presidente Dilma Rousseff vai aceitar ou não a nomeação. Uma fonte do Itamaraty afirmou à agência Reuters que isso não deverá acontecer.

A fonte, que preferiu não se identificar por não ser autorizada a se pronunciar sobre o assunto, disse que Israel teria que escolher outro embaixador, para evitar uma piora nas relações, que já estão arranhadas desde 2010.

Naquele ano, o Brasil decidiu reconhecer a Palestina como um Estado com territórios que incluem Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Faixa de Gaza.

As tensões bilaterais aumentaram no ano passado, quando o porta-voz da chancelaria de Israel chamou o Brasil de “anão diplomático” depois de o Itamaraty retirar seu embaixador como forma de protesto pela então ofensiva militar israelense em Gaza.

Dayan defende indicação

Emmanuel Nahshon, porta-voz do Ministério brasileiro das Relações Exteriores, afirmou que os laços entre os dois países são “bons e importantes”. Ele lembrou que Israel acertou recentemente a abertura de mais um consulado no país e que empresas israelenses de segurança têm boas oportunidades de negócios durante os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

No fim de semana, Dayan defendeu sua indicação, dizendo que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não estava fazendo o suficiente para pressionar o Brasil a aceitá-lo. O diplomata afirmou que o caso poderá abrir um precedente que impedirá no futuro moradores de assentamentos de representar Israel no exterior.

Israel é um dos principais fornecedores de tecnologia para as indústrias de aviação e de defesa do Brasil. O ex-ministro das Relações Exteriores no governo Lula e da Defesa no primeiro governo Dilma, Celso Amorim, disse na semana passada que a disputa com Israel demonstra a necessidade do Brasil de reduzir sua dependência dos equipamentos israelenses.

*Com informações do DW.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading