Abrir as portas a Jesus para nos defendermos do mal, aconselha Papa Francisco

“Queridos irmãos e irmãs, bom domingo!” – Saudação dirigida pelo Papa, neste domingo ao meio, da janela do Palácio Apostólico à imensa multidão (cerca de 60 mil pessoas) que estava reunida na Praça de São Pedro e a quantos o seguiam através dos meios de comunicação social para rezar com ele a oração mariana do Angelus e ouvir as suas reflexões.

Reflexões centradas, neste segundo domingo do Natal, nas palavras do Evangelista João que, aliás, já tínhamos proclamado no dia do Natal – fez notar o Papa: isto é, o convite da santa Mãe Igreja a acolhermos a Palavra de Salvação, o mistério da luz. Em poucas palavras: Jesus, o Verbo de Deus que se fez carne e veio habitar no meio de nós, para que pudéssemos sentir o amor do Pai.

“O Verbo de Deus é o próprio Filho Unigénito de Deus, feito homem, cheio de amor e de fidelidade”.

Mas o evangelista João – sublinhou o Papa  – não esconde a “dramaticidade da Incarnação” do Filho de Deus, fazendo notar que embora a Palavra de Deus, o seu Filho, Jesus, fosse a luz, os homens não o acolheram, preferindo permanecer nas trevas. Fecharam as portas na cara ao Filho de Deus.

“É o mistério do mal que insidia também a nossa vida e que requer da nossa parte vigilância e atenção a fim de que não prevaleça”.

O Papa citou depois o Livro do Génesis que nos recorda que “o mal está sempre acocorado à frente da nossa porta” e “ai de nós – disse Francisco – se o deixarmos entrar; seria ele então a fechar nossa porta aos outros. Somos, pelo contrário, chamados a abrir, de par em par, a porta do nosso coração à Palavra de Deus, a Jesus, tornando-nos assim seus filhos”

Se acolhermos Jesus – continuou o Papa – “cresceremos no conhecimento e no amor do Senhor, aprenderemos a ser misericordiosos como Ele”.

E o Papa exortou a fazermos  com que – especialmente neste Ano Santo da Misericórdia – “o Evangelho se torne cada vez mais carne também na nossa vida”. “Aproximar-se do Evangelho, meditá-lo e incarná-lo na nossa vida quotidiana é o melhor modo para conhecermos Jesus e levá-Lo aos outros “ – disse o Papa recordando que esta é a vocação de cada baptizado:

“Esta é a vocação e a alegria de cada baptizado: indicar e dar aos outros Jesus; mas para fazer isto devemos conhecê-Lo e tê-Lo dentre de nós, como Senhor da nossa vida. E ele nos defende do mal, do diabo que está sempre acocorado ao pé da nossa porta, à frente do nosso coração e quer entrar.”

E antes de passar à oração do Angelus, o Papa encorajou a nos confiarmos, com renovado elã e abandono filial, a Maria, à sua terna imagem de mãe de Jesus e nossa mãe que “contemplamos estes dias no Presépio.”

E tendo falado da aproximação ao Evangelho, a conhecê-lo melhor, a meditá-lo e a transmitir o seu conteúdo aos outros, o Papa renovou um conselho que já tem dado em diversas ocasiões: ler, todos os dias uma passagem da Bíblia, trazer sempre no bolso, na carteira, uma pequena Bíblia.

“Não vos esqueçais: todos os dias ler uma passagem do Evangelho”

E neste primeiro domingo do Ano novo, Francisco recomendou não nos esquecermos do empenho que todos assumimos no dia 1, Jornada Mundial da Paz: “Vence a indiferença e conquista a paz. Com a graça de Deus poderemos pô-lo em prática” –rematou, desejando a todos “paz e bem no Senhor, nossa esperança”, e pedindo, como sempre para rezarmos por ele.

*Com informações da Rádio Vaticano.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading