Salvador: edição 2016 da Enxaguada du Bonfim celebrou o samba em dia de homenagem ao Senhor do Bonfim

Enxaguada du Bonfim 2016.
Enxaguada du Bonfim 2016.

Mantendo a tradição, Carlinhos Brown celebrou na última quinta-feira (14/01/2016) a Enxaguada du Bonfim. A nona edição do evento, que integra os festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim, reverenciou o samba e contou com as participações de Mariene de Castro, Nelson Rufino, Diogo Nogueira, Mumuzinho e Larissa Mello.

A Enxaguada foi oficialmente iniciada às 14h com o show de abertura da Swingaê. Com 10 anos de estrada, a banda, formada por Izaba, Dumbbu e Gomez, além dos músicos de apoio, ficou responsável por animar o público que chegava ao Museu du Ritmo, no Comércio.

O início do show, como nos anos anteriores, foi com as baianas, responsáveis por abençoar o evento. “A paz é um sorriso para o outro. Essa é a paz de Oxalá. E essa é uma festa do coletivo, que celebra também a miscigenação”, afirmou Carlinhos Brown.

Logo no começo do evento, o anfitrião chamou Nelson Rufino, um dos maiores representantes do samba na Bahia, para assumir os vocais. O cantor aproveitou a oportunidade para entoar clássicos do samba, como “Todo Menino é Um Rei”, “Verdade” e “Prova de Amor”. “Esse menino abençoado que é Brown dá este presente a Salvador, que é a Enxaguada du Bonfim. Nós temos uma afinidade muito grande e eu estou muito feliz de participar deste evento mais uma vez”, afirmou Rufino.

A segunda participação ficou por conta de Mumuzinho. O cantor carioca, que se popularizou no programa “Esquenta!”, animou um público com um repertório que incluiu canção do novo álbum, como “Fulminante”, e hits, como “Olhos Coloridos”. Pela primeira vez na lavagem, Mumuzinho fez questão de acordar cedo para fazer parte do ritual na Igreja de Senhor do Bonfim, mesmo sendo evangélico. “A Lavagem é tão histórica, tão bonita, que eu acordei cedo para pegar essa benção, esse axé. E ainda com esse convite do Carlinhos, que é um cara que sabe muito, ele é um dos maiores precursores de ideias, tem uma energia linda. Hoje o samba está muito bem representado”, garantiu o cantor.

O terceiro convidado da Enxaguada du Bonfim foi Mariene de Castro. A baiana subiu ao palco dividindo com Brown a canção “Você merece samba”. Em seguida, cantou outras três músicas, levando o público ao ápice com “Ilha de Maré”. “Fico tão feliz quando vai chegando essa época em Salvador. Além de cantar pra Senhor do Bonfim, eu venho cantar para o público da Bahia nessa festa que Carlinhos faz com propriedade, com a generosidade que é dele. É uma festa que me alegra de estar fazendo parte”, garantiu Mariene. Na sequência, foi a vez de Larissa Mello subir ao palco. A cantora subiu ao palco cantando “Cabide”, música que interpretou na primeira etapa da mais recente edição do The Voice Brasil.

A última participação ficou por conta de Diogo Nogueira. “No final do ano passado, tive a oportunidade de ir na Igreja do Senhor do Bonfim para fazer os meus pedidos e agradecer pelo ano, pela minha família. E eu estou muito feliz de estar aqui. Brown é um cara muito carinhoso e generoso. Espero voltar e só tenho a agradecer ao público baiano por essa receptividade”, afirmou o cantor carioca.

Com quatro horas de show do anfitrião, o repertório uniu grandes clássicos do samba e do repertório de Carlinhos Brown e músicas mais recentes do músico, como “Pra Vizinho Olhar”, composta em parceria com Arnaldo Antunes, e “Dia Iluminado”, de Brown com o espanhol David Bisbal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading