“Folha corta e manipula outro lado”, denuncia Instituto Lula

Segundo Instituto Lula, o jornal Folha de S. Paulo na edição desta quinta-feira (25/02/2016), editou, tirou de contexto trechos e publicou parcialmente a nota enviada ao repórter Rubens Valente. O jornal cortou a informação mais importante, factual: o Instituto Lula não construiu nem sede, nem prédio neste século e funciona em uma casa adquirida em 1991. Após atribuírem erroneamente um sítio em Atibaia e um apartamento no Guarujá ao ex-presidente Lula, a imprensa insiste em inventar uma sede imaginária do Instituto Lula. Segue, para registro, a íntegra da mensagem enviada ao repórter e abaixo como a nota saiu na Folha.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

De: José Chrispiniano – Ass. de Imprensa – Instituto Lula <imprensa@institutolula.org>

Data: 24 de fevereiro de 2016 19:20:02 BRT

Para: Rubens Valente Soares <>

Assunto: Re: Folha de S Paulo — reportagem

Caro Rubens,

 Reli a nota enviada para ti, e a coloco abaixo. Nem ela, nem a que está no site (http://www.institutolula.org/esclarecimentos-sobre-a-sede-do-instituto-lula) sugerem qualquer coisa. Você que sugere que ela sugere algo que ela não diz.  A nota simplesmente aponta fatos concretos, sem cogitações, sugestões ou suposições. O Instituto Lula foi criado em agosto de 2011 e não existia em 2010, o que é um fato público e noticiado. E a sede do Instituto Lula é um sobrado adquirido pelo IPET (antecessor do Instituto Cidadania e do Instituto Lula) em 1991, conhecido por muitos jornalistas, pelos mais experientes desde o século passado. Não há outra sede do Instituto. Não foi construído nenhum prédio.

Atenciosamente,

José Chrispiniano

O Instituto Lula (IL) foi fundado em agosto de 2011 na mesma casa onde antes funcionava o Instituto Cidadania, ao qual sucedeu, e antes desse o IPET (Instituto de Estudos e Pesquisas dos Trabalhadores). A sede fica em um sobrado adquirido em 1991. Em 2010, ano indicado na planilha, o Instituto Lula não existia ainda. Tanto o Instituto Lula, quanto o Instituto Cidadania não construíram nenhum prédio.

Como a Folha deu o “outro lado”

OUTRO LADO

Em nova nota encaminhada à Folha nesta quarta-feira (24), o Instituto Lula afirmou que não “sugeriu” que a Polícia Federal tenha cometido algum erro de datas ao analisar a planilha que mencionava o Instituto Lula vinculado ao ano de 2010.

Indagada sobre as notícias de 2010 que já diziam que a nova entidade liderada por Lula se chamaria Instituto Lula, a assessoria disse que “a nota simplesmente aponta fatos concretos, sem cogitações, sugestões ou suposições. O Instituto Lula foi criado em agosto de 2011 e não existia em 2010, o que é um fato público e noticiado”.

Por três vezes desde segunda a Folha indagou ao instituto se houve em 2010 alguma cogitação para obtenção ou construção de uma sede para o futuro Instituto Lula, mas a assessoria não respondeu.

*Com informação do Instituto Lula.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading