Agropecuária apresenta crescimento e incrementa atividade econômica baiana

Setor agropecuário apresenta crescimento.
Setor agropecuário apresenta crescimento.

Destaque no incremento da atividade econômica baiana, a agropecuária apresentou alta de 6,8% no ano de 2015, em relação a 2014. Esse crescimento se deu por conta do bom desempenho de algumas das principais cadeias produtivas do Estado, com destaque para a produção de grãos, que obteve expansão de 40,6% da soja; 22,3% do feijão; e 8% do café. Para garantir que esse crescimento chegue até a indústria de transformação, a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) apoia a agroindustrialização no Estado, através do fomento à política de atração de investimentos. “A meta é agroindustrializar a produção baiana, agregando valor ao produto, e ao nosso potencial agrícola. A safra de grãos do oeste, por exemplo, confirma a força produtiva do agronegócio do Estado, reconhecida em nível nacional e internacional”, ressaltou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O secretário Vitor Bonfim ressalta que “além das diversas agroindústrias já atraídas para a Bahia, assinamos recentemente protocolo de intenções com a Indústria e Comércio de Óleo de Mamona LTDA (OLMA), para se instalar no território de identidade de Irecê, município de Lapão, valorizando o potencial local na produção deste oleaginoso. “A Bahia é responsável por 90% da mamona que é produzida no Brasil, e vamos potencializar essa cultura com a atração da OLMA para o Estado. Além da agregação de valor ao produto, a agroindustrialização amplia a geração de emprego e renda, e reduz as desigualdades regionais e sociais”, concluiu Bonfim.

A agroindustrialização potencializa a agropecuária baiana, que ocupa primeiro lugar no ranking de produção de diversas culturas agrícolas como o coco, manga, sisal, cacau, guaraná, mamona, mamão e maracujá.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading