
O deputado estadual e líder do governo, José Cerqueira Neto (Zé Neto – PT/BA), esteve na manhã desta quinta-feira (03/03/2016) na localidade da Lagoa Salgada juntamente com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o coordenador regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Messias Gonzaga, o secretário municipal da secretaria do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
A visita foi realizada com o intuito de viabilizar um estudo que possibilite a revitalização e requalificação da área. De acordo com o deputado estadual Zé Neto a Lagoa Grande tem um papel histórico, ambiental e social importante. “Somos frutos e filhos das lagoas, que transformaram, inicialmente, Feira de Santana como Santana dos Olhos D’água, onde as boiadas paravam nas lagoas e a partir daí foram criados povoados, surgindo o comércio e a cidade foi crescendo, se tornando, atualmente, o maior entroncamento rodoviário do país. Portanto, a Lagoa apresenta esse viés histórico e precisa ser revitalizada”, enfatizou.
Na visita ficou definido que a área será delimitada e estudada pelos técnicos do INEMA e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), com o apoio da Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMA). ”A idéia é de construir um projeto de revitalização que proporcione um espaço de lazer a população. A construção de ciclovia, é uma possibilidade que será considerada, além de outros espaços. Entretanto, é preciso elaborar um projeto de acordo com as características e limitações específicas da Lagoa Salgada, que é alimentada por lençol freático baixo e água da chuva”, afirma Zé Neto.
Segundo o secretário Eugênio Spengler, será feito um mapeamento e levantamento de dados, por meio dos técnicos do INEMA, a fim de identificar as características e delimitações do ambiente, pontuando os recursos hídricos e a biodiversidade da lagoa, para que a partir da análise desse estudo seja construído um projeto de revitalização, elaborado pela CONDER. “ O projeto deve associar a questão da recuperação natural da lagoa com a atividade de lazer. É importante que a comunidade se apodere desse espaço e então o preserve”, ressaltou.
Para o coordenador do INEMA, Messias Gonzaga, a visita do secretário Eugenio Spengler a Feira de Santana foi muito oportuna, por meio do convite do deputado estadual Zé Neto. “É extremamente importante revitalizar a área que vem sofrendo com as invasões, por ser a maior lagoa urbana da cidade. O INEMA se responsabilizará em viabilizar o estudo da fauna e da flora do ambiente, para que possibilite a construção de uma bela área de lazer para a população”, destacou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




