Micareta 2016 – Feira de Santana: a quarta-feira da alegria e irreverência

Para os foliões da micareta 2016 de Feira de Santana, foi a melhor quarta-feira do mundo.
Para os foliões da micareta 2016 de Feira de Santana, foi a melhor quarta-feira do mundo.

A quarta-feira de Micareta é de festa

Ao contrário do carnaval, a quarta-feira de Micareta não é de despedida. É de festa. Muita festa. E neste ano não foi diferente. Para os foliões, foi a melhor quarta-feira do mundo. E asseguram que foi a que teve maior participação popular nos últimos anos.

Cinco blocos animaram os foliões. E teve de tudo um muito. Do pagode baiano ao samba de raiz, passando por axesambanejo eletrizado, banda de metais e o som enviesado popular nas periferias. “O importante é que a primeira noite de Micareta foi dez”, comemorou a estudante Karine Santiago, que saiu no Amigos do Samba.

Se apresentaram os blocos Dos Amigos, puxado pela banda Seu Maxixe, mais o Amigos do Samba sob o comando de um coletivo de sambistas, o Baile de Favela que teve a banda La Fúria à frente e o Zero Hora, animado por uma bandinha.

Para o comerciário Ronaldo Pontes, a noite foi uma prévia do que será a Micareta, que na noite desta quinta-feira, considerado o primeiro dia oficial da festa, terá como atração Aviões do Forró, que vai se apresentar para o povão – é uma das contratações da Prefeitura de Feira de Santana.

“Faz tempo que não via uma quarta-feira tão animada. Acredito que este clima será dominante nos próximos dias”, afirmou o comerciário, que saiu no Baile de Favela  e que também se esbaldou nos trios que animaram a noite. “Hoje foi tudo de bom para quem veio. A festa promete em animação”.

Samba de qualidade conquistou os foliões

Um coletivo formado por cantores de samba ganhou o Circuito Maneca Ferreira e conquistou não apenas os seus associados, mas o povão que foi à primeira noite de Micareta. E a levada foi das mais animadas.

O grupo já começou agradando pelo cenário. Sobre o trio foi montado uma espécie de boteco, onde são realizadas as rodas de samba. E comemoraram os cem anos da criação do samba.

Foi a estreia do grupo na festa. Mas não foi uma estreia comum. Foi plural. Nem um defeito no som afastou os foliões, que esperaram pacientemente o conserto, porque sabiam que a diversão com música de qualidade era a garantia.

Outro aspecto positivo foi o repertório: apenas sambas históricos foram cantados e decantados pelos cantores e Marizélia, a única mulher do grupo. Mais uma vez mostrou todo o seu talento.

Se revezaram no microfone principal os cantores do Samba Tuque, Marizélia, Audácia Pura, Trio Quase Preto, Sem Mais Nem Menos, Simplicidade a Mais, Richards, Acelerou e Raridade.

Zero Hora leva à avenida o peso da tradição

Tradição e animação se misturam e transpiram no Zero Hora, o mais antigo e tradicional bloco que desfila na Micareta de Feira de Santana. A na noite de quarta-feira não foi diferente. Jornalistas, radialistas e convidados se divertiram muito. Renovaram as baterias para o trabalho duro que se aproxima.

É um bloco aberto, que não tem cordas, tem rei e rainha e é sempre acompanhado por admiradores. Neste ano homenageou o radialista Edval Souza.

Mas os jornalistas perceberam que a quarta-feira ficou grande demais para o Zero Hora. A chegada de novos blocos tornou a noite de quarta-feira “quase” oficial no calendário da festa.

A jornalista Neire Matos disse que a partir do próximo ano o bloco vai sair na terça-feira. “Fomos nós que criamos a noite festiva da quarta-feira e seremos nós que vamos aumentar mais uma noite da nossa maior festa”. É o caminho para que a terça se torne extraoficial e a quarta ganhe status de oficial.

Quinze de Novembro leva grito de micareta para as ruas do Distrito de Jaíba

A comunidade do distrito de Jaíba também entrou no clima da Micareta de Feira de Santana nesta quarta-feira (27/04/2016). A Escola Municipal Quinze de Novembro promoveu o grito de micareta, com alunos e professores, que tem como objetivo comemorar a festa realizada no município entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

As crianças dançaram, cantaram e se divertiram pelas ruas do distrito, levando animação para os moradores. “Nós gostamos de realizar desfiles nas datas festivas, como micareta e o São João, para trazer as festas populares para dentro da escola e fazer com que as crianças se sintam representadas. Os alunos adoram”, garante o professor Ivan Nunes de Carvalho, diretor da unidade.

A festa é promovida anualmente para os alunos. “Estudo aqui há três anos e sempre participo. Acho muito legal, pois me divirto bastante”, conta a estudante Raiana Cristina Silva de Jesus, de 12 anos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading