
Intitulado “Diálogos”, projeto tem foco em repertório de compositores baianos. Entre os meses de maio e junho, espaços de cultura e educação da cidade de Salvador terão em sua programação uma série de concertos do Duo Radamés. Formado pelos experientes músicos César Diniz (flautista) e Yuri Barreto (violonista), o duo pretende aproximar o público da música de concerto, difundindo a música popular baiana e brasileira.
São ao todo 11 concertos, sendo 03 em museus, 04 em bibliotecas e 04 em escolas públicas municipais. Todas as apresentações têm caráter informal e interativo – os músicos conversam com a plateia sobre os instrumentos, os compositores, as obras e estéticas envolvidas, estimulando a apreciação da música de concerto brasileira e baiana. A ideia é encaixar os concertos nas programações dos museus e bibliotecas, e estimular a apreciação musical dentro das escolas.
O repertório será composto majoritariamente por compositores baianos, além de importantes autores do cenário nacional. Dentre os compositores do estado estarão presentes obras de Paulo Costa Lima, Elomar Figueira Mello e uma composição autoral do duo, além de peças dos cariocas Heitor Villa-Lobos, Egberto Gismonti e do gaúcho Radamés Gnattali.
Apenas as apresentações em museus e bibliotecas estão abertas ao público em geral. O acesso é gratuito. O projeto “Diálogos” tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Salvador através do Edital Arte em Toda Parte Ano III.
Sobre o Duo Radamés
Formado há três anos na cidade de Salvador, o Duo Radamés é um duo de flauta e violão que se dedica a interpretar o repertório original para esta formação, além de desenvolver composições próprias. O duo tem sido premiado em editais do Banco do Nordeste, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Gregório de Matos e tem se apresentado em diversas cidades como Salvador, Vitória, Goiânia, Juazeiro do Norte, Lima (Peru) além de municípios do interior da Bahia.
Programação em Salvador em Maio de 2016
19 (quinta-feira) | Biblioteca Pública do Estado da Bahia (R. Gen. Labatut, 27 – Barris) | às 19h30
27 (sexta-feira) | Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade – Dois de Julho) | às 16h30
28 (sábado) | Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, Graça) | às 17h30
Programação em Salvador em Junho de 2016
03 (sexta-feira) | Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (R. Borges dos Reis, s/n – Rio Vermelho) | às 14h
04 (sábado) | Museu de Arte da Bahia (Av 7 de setembro, 2340, Vitória) | às 16h
08 (quarta-feira) | Memorial Irmã Dulce (Avenida Bonfim, 161 – Largo de Roma) | às 15h
10 (sexta-feira) | Biblioteca Pública Thales de Azevedo (R. Adelaide Fernandes da Costa, S/n – Costa Azul) | às 15h30
Sobre os músicos
Yuri Barreto
Natural de Vitória da Conquista – BA, Yuri Barreto é mestre em Performance Musical pela Universidade Federal da Bahia sob orientação do Prof. Dr. Mário Ulloa e bacharel em violão pela mesma instituição. Atualmente atua como professor substituto na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, e durante os anos de 2011 e 2013 foi professor temporário do curso de graduação em música da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou violão, pedagogia e literatura instrumental, percepção musical e análise musical. Aperfeiçoou-se em aulas e masterclasses com artistas renomados, dentre os quais: Fábio Zanon, Turíbio Santos, Júlio Ribeiro (Bra/EUA), Ana Vidovic (Croácia/EUA), Edelton Gloeden, Leonardo Boccia, Camilo Carrara e Eduardo Meirinhos. Apresentou-se em diferentes cidades como Salvador, Aracaju, Brasília, Vitória, São Paulo, Goiânia, Teresina, bem como no programa “Violões em Foco” da Rádio MEC FM do Rio de Janeiro. Apresentou-se também como solista frente à Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe.
César Diniz
O flautista César Diniz é graduado em Música pela Universidade Federal de São João del Rei e Mestre em Música (Flauta Transversal) pela Universidade Federal da Bahia. Estudou na Musikhögskolan i Malmö/Lunds Universitet – Suécia, onde trabalhou com regentes de renome internacional: Neil Thomson (Orquestra Sinfônica de Londres) e Charles Hazlewood (Orquestra da BBC e Orquestra do Royal Concertgebouw). Já se apresentou em palcos de praticamente todo o país (SP, BA, MG, ES, GO, RS, SE, SC, MS, MT, RO, AC, AM, DF), América Latina e Europa e foi finalista e vencedor de concursos de música de câmara e solista. Enquanto docente, destaca-se a atividade de professor substituto de flauta transversal na Universidade Federal de Uberlândia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




