No Parlasul, deputado Arthur Maia reafirma legitimidade do impeachment

Arthur Maia: O interesse natural despertado pelo andamento do processo político em curso no Brasil tem estimulado análises e comentários que, infelizmente, nem sempre representam com exatidão a verdadeira natureza dos fatos.
Arthur Maia: O interesse natural despertado pelo andamento do processo político em curso no Brasil tem estimulado análises e comentários que, infelizmente, nem sempre representam com exatidão a verdadeira natureza dos fatos.

O deputado Arthur Maia voltou a afirmar que o processo de impeachment da presidente Dilma é “constitucional, legítimo e democrático”. Em seu pronunciamento na sessão plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul) desta segunda feira (23/05/2016), Maia rebateu as críticas de países contrários ao afastamento de Dilma e defendeu a legitimidade do impeachment.

“O interesse natural despertado pelo andamento do processo político em curso no Brasil tem estimulado análises e comentários que, infelizmente, nem sempre representam com exatidão a verdadeira natureza dos fatos. Essas interpretações distorcidas sobre o impeachment, motivadas por informações equivocadas ou simplesmente construídas por má fé, devem ser definitivamente rechaçadas. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm desempenhado suas atribuições de modo desimpedido e independente, o que demonstra cabalmente a solidez e o vigor das instituições democráticas brasileiras”, disse.

Com o objetivo de combater aquilo que chama de “inverdades deliberada e erroneamente difundidas sobre a situação política brasileira”, Maia lembrou que a instauração do processo de impeachment não tem como base a identificação de um crime comum. “As acusações dirigidas à presidente são de crime de responsabilidade: manipulação do orçamento, escondendo a real situação das contas públicas, e empenho de despesas sem autorização do Parlamento. Elas são de caráter político e administrativo. Não se trata de julgar ou não a honradez pessoal de Dilma, mas de julgar as ações da presidente da República na condução do orçamento e das finanças do Governo, aspectos centrais da administração da coisa pública”, ressaltou.

O parlamentar destacou ainda que, mesmo afastada do exercício do cargo, a presidente Dilma e seu partido continuam a ter todos os meios necessários para apresentar sua defesa e que o Brasil sairá fortalecido da atual conjuntura. “Estou seguro de que a democracia brasileira dará provas de sua robustez e resiliência e sairá fortalecida deste desafiante momento histórico. As contestações sobre a legalidade ou a legitimidade do processo político em curso no Brasil são equivocadas, mal-intencionadas e merecem ser repudiadas com toda veemência. Não há espaço para outra interpretação: o processo em curso no Brasil é constitucional, legitimo e democrático”, afirmou.

 Política Externa Apartidária

Na semana passada, o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, anunciou uma mudança de rumo na política externa, que priorizará os interesses econômicos do país e não estará ancorada em afinidades ideológicas ou partidárias. Ele inaugurou a nova fase da diplomacia do Brasil com um discurso crítico à gestão de Dilma e disse que o Itamaraty deve servir ao país e não a um partido.

Para Maia, a posição de Serra é coerente e reflete os legítimos valores da sociedade brasileira e os interesses do Brasil como um todo e não mais das conveniências e preferências ideológicas de um partido político e de seus aliados no exterior. “O Brasil assume uma nova postura na política externa, especialmente em relação aos países bolivarianos que insistem em interferir nas decisões do nosso país – um Estado Democrático de Direito – e propagar falsidades em relação ao processo de impeachment. Como representante do Brasil no Parlasul, e também recém-indicado para o Parlamento Latino-Americano, apoio a posição do ministro Serra, que tem agido com firmeza e coerência ao rebater os países alinhados ao PT de que o impeachment configura golpe”, concluiu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading