Salvador: lançamento de livro marca expansão do programa ‘Corra pro Abraço’

Lançamento do Livro 'Corra para o Abraço'. Evento ocorreu em Salvador.
Lançamento do Livro ‘Corra para o Abraço’. Evento ocorreu em Salvador.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o lançamento do livro ‘Corra pro Abraço: o encontro para o cuidado na rua’ marca a expansão e a consolidação do programa social Corra pro Abraço, que há três anos se dedica a moradores de rua e usuários de drogas que vivem por Salvador. A obra reúne histórias, metodologias e o processo de construção da iniciativa.

A cerimônia, realizada na tarde desta quarta-feira (18/05/2016), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Salvador, teve a participação de autoridades e pessoas que trabalham no projeto. Mas grande parte do público que foi ao auditório era formado por pessoas atendidas pelo programa e que vibraram ao ver suas histórias de vida e desafios serem reconhecidos. No evento, também foram assinados convênios para a implantação do programa, que é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em outros locais da capital e no interior do estado.

A expansão leva o Corra pro Abraço para quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), através das Bases Comunitárias de Segurança – Bairro da Paz, Beiru/Tancredo Neves, Nordeste de Amaralina e Subúrbio/Parque São Bartolomeu -, além do Núcleo de Prisão em Flagrantes do Tribunal de Justiça, em Salvador. No interior, o programa será implantado nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, que totalizam oito equipes de atuação.

Para o secretário da SJDHDS, Geraldo Reis, o lançamento do livro e a assinatura dos convênios representam a consagração de um trabalho que tem trazido resultados muito positivos a partir da redução de danos. “Esse é um rito de passagem, a consolidação de uma concepção de atendimento de pessoas em situação de rua e a expansão desse projeto, que atende um público que normalmente é visto de forma muito preconceituosa, dentro de uma visão conservadora, de que são prejudiciais à estética da cidade. Mas nós os enxergamos como pessoas, como seres humanos que devem e merecem ter acesso a todos os direitos e cidadania plena. Essa é a grande beleza do Corra pro Abraço”, afirmou.

Distribuição

A publicação lançada nesta quarta (18) inclui os aprendizados, conceitos e metodologia do programa. Desenvolvida pela SJDHDS, em parceria com o Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), a tiragem foi custeada integralmente pelo Governo do Estado, que pretende distribuir gratuitamente os livros em bibliotecas e universidades, além de instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), à rede de atenção psicossocial e afins.

Segundo a diretora de Gestão e Monitoramento da Superintendência de Políticas sobre Drogas, Emanuelle Silva, o livro é uma forma de trocar conhecimentos e tornar públicas as experiências exitosas do programa. “Queremos compartilhar os nossos aprendizados com gestores públicos, com a comunidade acadêmica e principalmente com os usuários. Isso porque durante esse tempo entendemos que eles são quem mais têm a nos ensinar em como lidar com a situação de rua. Compreendemos que é a rua que dá o ‘tom’ desse projeto, tudo deve ser muito dialogado e não pensado de cima para baixo. É uma ação que se reinventa o tempo inteiro”.

Mudança de vida

Há sete anos, Edilúcia Soares de Menezes e o marido, Adailton de Jesus, chegavam em Salvador, vindos da cidade de Palmares, no interior de Pernambuco, em busca de melhores empregos. Porém, a formação em Pedagogia e os cursos de inglês e de técnica de enfermagem de Edilúcia não foram suficientes para que ela e o marido começassem a vida na capital baiana. Os dois acabaram dormindo nas ruas durante anos, tiveram pertences e documentos roubados enquanto dormiam à noite, até que souberam do Corra pro Abraço.

“Disseram que na ‘Praça da Mãozinha’ [como é conhecida a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no Comércio] tinha um projeto que ajudava as pessoas e nós fomos correndo pra lá. Desde então, o Corra pro Abraço mudou a nossa vida. Hoje eu sou professora do Topa, o Dai, como é conhecido o Adailton, não lia e nem escrevia nada. Hoje ele já escreve o próprio nome e em breve vai estar lendo tudo, já fez vários cursos e ele, que antes quase nem conversava, hoje ‘fala pelos cotovelos’”, contou emocionada, ao lembrar dos primeiros anos em Salvador.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading