Treinamento em Feira de Santana proporciona desenvolvimento de atitudes empreendedoras

Treinamento promovido pelo Sebrae.
Treinamento promovido pelo Sebrae.

Foram 60 horas de capacitação e seis dias de imersão em um treinamento com base comportamental, que potencializa o perfil empreendedor de cada participante. A 23ª turma do Empretec em Feira de Santana foi capacitada até o último domingo, 22 de maio de 2016. Durante a formação, 29 empresários foram estimulados a identificar seus pontos fortes, enfrentar desafios, calcular investimentos e aumentar lucros, entre outros ganhos, a partir de dez características comportamentais.

“Esta metodologia é muito importante para a gente se conhecer e autoavaliar. A sinergia dos facilitadores também é fantástica”, disse o empresário Carlos Eduardo Queiroz, ao comentar a oportunidade de capacitação. “Saio daqui reinventado”, sintetizou o comunicador e empreendedor Fernando Moreira, também participante do seminário.

Dono do Ateliê da Comida, microempresa que oferece almoços e jantares desde 2013, Tiago Carneiro procurou o seminário por indicação de um amigo, que já tinha feito capacitação. “Ele viu que eu poderia, através do Empretec, melhorar as minhas qualidades e aperfeiçoar o meu trabalho enquanto empreendedor”, explicou o empresário. “Achei o treinamento de desenvolvimento pessoal maravilhoso e muito proveitoso pra mim, pois apresentou competências que eu não sabia que tinha, me ajudou a enxergar o negócio de outra maneira”, completou Tiago.

Para o gestor financeiro e administrativo da Ipan Instalações Elétricas, Ícaro Pablo, a oportunidade é de levar novos hábitos para uma gestão familiar de 25 anos. “Vim em busca de um melhoramento pessoal e aqui encontrei. Agora, a aplicação da metodologia é contínua”, afirmou.

Metodologia do seminário

Segundo o facilitador da capacitação, Jozelito Ribeiro, o seminário desenvolve nos participantes a autonomia para agir de forma empreendedora em qualquer negócio, com habilidades pessoais para enfrentar obstáculos e criar oportunidades.

“O Empretec trabalha o empresário, não a empresa. Isso faz com que cada um, onde quer que esteja inserido, consiga mudar o seu resultado através de si, e não através de técnicas ou de alguns ensinamentos que, às vezes, não cabem na sua própria empresa”, detalhou Ribeiro. “Aqui, trabalhando o comportamento empreendedor a partir de si, enxergando onde você é forte e onde você precisa melhorar, as coisas fluem com mais naturalidade e com mais sucesso”, esclareceu.

“Todos saem daqui com o aprendizado da metodologia e o espírito empreendedor fortalecido”, completou a técnica do Sebrae, Eliana Martins.

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Empretec é oferecido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, que já capacitou mais de 200 mil pessoas nos 27 estados por meio da metodologia. Criado há 25 anos, o treinamento já foi aplicado em mais de 30 países.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading