Câmara Municipal de Feira de Santana aprova em 1ª discussão LDO 2017

Wellington Andrade: destacou a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Wellington Andrade: destacou a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O projeto de lei de nº 42/16, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2017 foi aprovado por maioria na sessão desta segunda-feira (27/06/2016), na Câmara Municipal de Feira de Santana. A matéria contou com os votos contrários dos vereadores oposicionistas Alberto Nery (PT) e Edvaldo Lima (PP).

De acordo com o projeto, o orçamento do município de Feira de Santana, relativo do exercício de 2017, será elaborado e executado segundo as diretrizes, objetivos, prioridades e metas estabelecidas nos termos da presente lei, em cumprimento ao disposto na Constituição Federal, na Lei Complementar Federal 101/2000 e no artigo 114 da Lei Orgânica do município compreendendo:

I) As prioridades e metas da Administração Pública Municipal; II) As metas e os riscos ficais; III) As diretrizes e estrutura organizacional para elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município; IV) As disposições relativas as despesas do Município com pessoal e encargos sociais; V) As disposições sobre alterações na Legislação Tributária Municipal; V) As disposições relativas à dívida pública municipal; VI) As disposições gerais.

O vereador Edvaldo Lima (PP) tentou colocar uma emenda ao projeto, mas não conseguiu porque não tinha as assinaturas de líderes suficiente para tal.

O vereador oposicionista Alberto Nery (PT) reclamou que a base governista, que tem 18 vereadores, rejeitou a emenda que propõe que a transferência de uma rubrica para outra seja limitada a 30%. “Essa emenda trava aquilo que chamamos de pedaladas fiscais, que o prefeito sempre faz, transferir verbas de uma rubrica para outra depois de o orçamento aprovado”, disse. O vereador declarou ainda seu voto contrário à LDO.

Por sua vez, o autor da emenda, vereador Edvaldo Lima, na discussão da matéria ressaltou que no ano passado o orçamento foi aprovado e em março o Governo já havia pedalado em R$ 12 milhões. “No mês de março, o Governo já tinha extrapolado em mais de R$ 12 milhões o orçamento. Jamais vou escravizar a população feirense com a irresponsabilidade que esse Governo manda para esta Casa”, criticou. Edvaldo concluiu dizendo que votaria contrariamente ao projeto porque não assinaria cheque em branco para o Governo Municipal.

O líder do Governo na Casa, vereador José Carneiro (PSDB), explicou que o Governo Municipal realizou audiências públicas na Casa e ainda em bairros da cidade de Feira de Santana discutindo a LDO e nelas nenhum vereador levantou questões. Ainda de acordo com Carneiro, o que o Município propõe já é feito há muitos anos em Feira de Santana e nada tem de errado nisso, o remanejamento de recursos com a autorização da Câmara Municipal. “Isso não é pedalada fiscal. Vamos votar e aprovar em primeira discussão a LDO, dando credibilidade ao Governo de dirigir o seu orçamento”, concluiu.

Já o vereador Wellington Andrade (PSDB) destacou a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias, chamando de barrigada a emenda e a fala do vereador Edvaldo Lima em suas justificativas. “O senhor não teve o cuidado de ler direito a LDO. Na pressa de criticar comete suas barrigadas”, afirmou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading