Diversos trabalhadores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), juntamente com representantes de movimentos sociais e de vários sindicatos, estão ocupando a Câmara de Vereadores de Itabuna desde a última segunda (13/06/2016), em protesto contra o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à iniciativa privada. O objetivo é impedir a tramitação do projeto enviado pelo prefeito Claudevane Leite, que antes havia, reiteradamente, negado a intenção de privatizar o saneamento de Itabuna.
A ocupação está sendo apoiada pelo Sindae e pelo Comitê pela Vida e em Defesa da Emasa, que já divulgaram um manifestando condenando o projeto que é considerado um golpe contra a população, pois a privatização, além de não resolver a crise no abastecimento de água, vai provocar aumentos abusivos na tarifa dos serviços e ampliar a exclusão social. Integrantes da Marcha Mundial das Mulheres, do Levante Popular, dos sindicatos de professores, vigilantes, energia, alimentação e de saúde também estão no local, além de representantes de vários partidos.
O projeto é de repassar os serviços para a iniciativa privada pelo prazo de 35 anos e entre as empresas interessadas está a Odebrecht Ambiental, integrante do grupo empresarial envolvido em graves denúncias na Operação Lava Jato. Pelo projeto, a Emasa seria transformada numa autarquia responsável pela iluminação pública e coleta de lixo. Além dos prejuízos à população e da falta de solução para a crise hídrica, ele coloca em risco o emprego de 308 trabalhadores concursados da Emasa, maior empresa municipal de saneamento da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




