A segunda etapa da Linha Vermelha será inaugurada pelo governador Rui Costa, neste domingo (04/09/2016), às 9h. A obra consiste em um sistema viário que irá desafogar o trânsito na região da BR-324 e do bairro de Águas Claras, que dá acesso às Cajazeiras, em Salvador.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes – já duplicada pelo Governo – e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor transversal que vai ligar Piatã ao Subúrbio Ferroviário da capital.
Com investimento de R$ 50 milhões, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de cerca de 2 quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O conjunto de novas vias totaliza 4,2 quilômetros e dispõe de alças de acesso à BR-324, além de uma pista apta a operar o BRT. Ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo completam a obra do Governo do Estado.
Trânsito e desenvolvimento
Com a entrada em operação do segundo trecho concluído da Linha Vermelha, a expectativa é que seja resolvido o problema crônico dos engarrafamentos no local. Para que isso ocorra, seis novas rotas para circulação de veículos estarão disponíveis. O novo sistema viário vai beneficiar quem mora e trafega por Águas Claras e outras milhares de pessoas que utilizam, diariamente, a BR-324. Também serão facilitados os acessos ao bairro de Cajazeiras, à Via Regional e à BA-528 (Estrada do Derba).
Os novos fluxos de tráfego do sistema – detalhados ao final deste texto – estarão disponíveis a partir do dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. De acordo com a Conder, a medida foi tomada para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos para o trânsito, em um dia de pouca circulação de veículos na região.
Além de garantir mais fluidez no trânsito de uma das áreas mais populosas de Salvador, o novo sistema vai valorizar imóveis e empreendimentos comerciais da região. A expectativa é que essa área da capital baiana se transforme em um grande ponto de integração dos diferentes modais de transporte, tendo em vista que foi lançada, no dia 13 de agosto, a licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras. Também será construída futuramente na região a nova Estação Rodoviária de Salvador.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




