A primavera está chegando e com ela um caldeirão de atividades, espalhadas por diversos museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Com a temática ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’, a programação da 10ª Primavera dos Museus apresenta filmes, exposições, visitas mediadas, seminários, palestras, oficinas e cursos, dentre outras ações.
A ação “Primavera dos Museus” é nacional e acontece há 10 anos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram), segue até o dia 25 de setembro de 2016, em todo o país e reúne 753 museus com mais de duas mil atividades. Na Bahia, as comemorações se prolongam até o final da estação, em 21 de dezembro, com acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre no turno da tarde.
As atividades acontecem no Palácio da Aclamação, o Museu de Artes da Bahia (MAB), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Palacete das Artes, todas na cidade de Salvador e no Parque Histórico Castro Alves, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, região do Recôncavo Baiano.
Programação
Palácio da aclamação
23/09 – 09h às 12h / 14h às 16h: Oficina de Flores e Contação de Histórias. A ação, promovida pelo Núcleo de Articulação da DIMUS, tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças participantes, além de estimular o gosto pela leitura e promover a interação museu-escola através da realização de atividades lúdicas. A programação terá início com a Contação de Histórias, que irá trabalhar com a temática do patrimônio, seguida da Oficina de Confecção de Flores, que serão criadas com a utilização dos materiais papel de seda e papel crepom. A atividade conta com a disponibilidade de 30 vagas por turno.
Museu de arte da Bahia (MAB)
24/09 – 14h: Feira Agroecológica para adultos e crianças, na Varanda do Casarão. A feira agrega oficinas, palestras, debates sobre agroecologia e noções de alimentação saudável, em parceria com o projeto Redemoinho. No mesmo dia, o Setor Educativo do MAB realiza Oficinas de Plantio e afins para crianças e adultos e faz “Mediação” especial na coleção “Madeiras do Brasil” do acervo do Museu.
Palacete das Artes
Durante a 10ª Primavera de Museus, o público poderá conferir três exposições:
“Janelas Urbanas” – de Waldo Robatto, apresenta 40 telas que retratam a cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico. Na Sala Contemporânea.
“Quase Real…” – do psicólogo e fotógrafo Paulo Mittelman, apresenta 65 fotografias com temáticas variadas de natureza, gente, visões e imagens construtivistas. No segundo pavimento da Sala Comtemporânea.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




