Secult Bahia realiza ciclo de videoconferências sobre Programa Fazcultura

Videoconferências aborda Programa Fazcultura.
Videoconferências aborda Programa Fazcultura.

Visando difundir o Programa Fazcultura, aproximar a sociedade civil e estimular a participação da iniciativa privada, a Diretoria de Fomento da Secretaria da Cultura da Bahia realizará um ciclo de videoconferências com alcance em todos os territórios de identidade do Estado. O ciclo Será dividido em três módulos distribuídos ao longo do mês de setembro, com o objetivo tirar dúvidas, orientar sobre tramitação de propostas culturais, informar sobre a apresentação de documentação e também esclarecer sobre o processo de concessão de benefícios.

O Programa Fazcultura, parceria entre a Secretaria da Fazenda e a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, completa 20 anos como uma dos principais mecanismos de fomento à cultura. O programa contribui para o desenvolvimento da economia criativa e promove a participação da iniciativa privada e do mercado empresarial no financiamento de iniciativas culturais, a partir do benefício de abatimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) a recolher.

Segundo o diretor de Fomento, Matias Santiago, os encontros, que serão realizados a partir do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e transmitidos online (http://educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia), terão como objetivo tornar o Fazcultura mais acessível aos agentes culturais. “Queremos desmistificar o programa e mostrar como é importante buscar parcerias com a iniciativa privada. É uma ferramenta que é mantida disponível o ano inteiro, permitindo aos proponentes se organizar e buscar parceiros”.

O primeiro encontro acontece na segunda-feira (05/09/2016), das 14 às 17 horas, com a participação do superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, quando será feita uma apresentação do programa. Neste primeiro momento, a luz do regulamento do programa, serão abordados os seguintes conteúdos: objetos de incentivo; proponência;  documentos e informações específicas de cada tipo de atividade/produto; e limites de valores de patrocínio.

O segundo módulo, programado para o dia 12 de setembro, terá como foco o processo de tramitação de propostas culturais, incluindo prazos, etapas de análise, verificações legais, desde a análise prévia até a conclusão de execução. Já o último módulo será voltado às questões relacionadas à participação da iniciativa privada, destacando a sua importância no fomento a cultural, bem como o papel da Sefaz – Secretaria da Fazenda.

As videoconferências contarão com a participação da Diretoria de Fomento da SecultBA, Coordenação Executiva do Facultura e Sefaz. Em 2015, o Fazcultura inscreveu 120 propostas culturais com manifestação formal de intenção de patrocínio, beneficiou 54 iniciativas do estado da Bahia, num total de R$ 9,4 milhões de incentivos concedidos.

Agenda

Local: IAT, unidades e online (http://educadores.educacao.ba.gov.br/videoconferencia)

Dias: 05/09, 12/09 e 29/09 de 2016 | Horário: das 14 às 17 horas


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading