
Ministro do STF disse ontem em São Paulo que o TST desfavorece as empresas em suas decisões. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) divulgou ontem (21/10/2016) nota crítica às declarações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em seminário promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abidib) e pela Câmara Americana Comércio (Amcham), nesta sexta-feira, em São Paulo, o ministro disse que o TST desfavorece as empresas em suas decisões.
“Esse tribunal é formado por pessoas que poderiam integrar até um tribunal da antiga União Soviética. Salvo que lá não tinha tribunal”, disse Gilmar Mendes. “(Eles têm) uma concepção de má vontade com o capital”, emendou.
Para a Anamatra, as declarações do ministro “revelam elevado grau de desconhecimento sobre a Justiça do Trabalho, sua jurisprudência dominante, a estrutura do TST, bem como não primam pela observância da cortesia e uso da linguagem respeitosa para com os membros da Magistratura”.
A entidade disse esperar que um tempo de divisão entre juízes contra empresas e porta-vozes do poder econômico não se instaure no Brasil. “A nação não precisa de maniqueísmos dessa ordem.”
*Com informação da Rede Brasil Atual.









